Campo y hegemonía: proximidad entre Bourdieu y Gramsci y el análisis de los procesos educativos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i26.7734

Palabras clave:

Bourdieu, Gramsci, Educación, Habitus de clase, Hegemonia

Resumen

O artigo discute as possibilidades de articulação entre as abordagens teóricas de Pierre Bourdieu e Antonio Gramsci para a análise das sociedades modernas. São comentados conceitos centrais de Bourdieu como campo social e habitus de classe bem como o de hegemonia de Antonio Gramsci, verificando-se a presença de elementos que permitem interrelacionar seus conceitos, ainda que os dois autores tenham orientações teóricas díspares, abrindo novas perspectivas de análise.

Descargas

Biografía del autor/a

Máximo Augusto Campos Masson, UFRJ / UFRRJ

Bacharel e licenciado em ciências sociais (UFRJ), mestre em ciências sociais (UFRJ), doutor em educação (UFRJ), com estágio de pós-doutorado em educação (USP). Professor Associado da UFRJ e do Programa de Pós-graduação em Educação, Contemporaneidades e Demandas Populares da UFRRJ.

Citas

BACHELARD, G. O Racionalismo Aplicado. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.

BACHELARD, G. A Epistemologia. Tradução de Fátima Lourenço Godinho e Mário Carmino Oliveira. Lisboa: Edições 70, 1984.

BACHELARD, G. O Materialismo Racional. Tradução de João Gama. Lisboa, Edições 70, 1990.

BOURDIEU, P. A Economia das Trocas Simbólicas. Tradução e organização de Sérgio Micelli. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1982.

BOURDIEU, P. Sociologia. Organizador Renato Ortiz. Tradução de Paula Montero e Alícia Auzmendi. São Paulo: Ática 1983.

BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Tradução de Jeni Vaistman. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1983b.

BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro/Lisboa: Bertrand Brasil/DIFEL, 1989.

BOURDIEU, P. Coisas Ditas. Tradução de Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1990.

BOURDIEU, P. O Senso Prático. Tradução de Maria Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2009.

BOURDIEU, P. e CHARTIER, R. O Sociólogo e o Historiador. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autentica, 2011.

BURAWOY, M. O Marxismo Encontra Bourdieu. Tradução de Fernando Rogério Jardim. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.

ELIAS, N. A Condição Humana. Tradução de Manuel Loureiro. Lisboa: DIFEL; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991.

FERNANDES, F. O Negro no Mundo dos Brancos. São Paulo: Global, 2007.

FERRY, Luc e REBAUT, Alain. Pensamento 68. Ensaio sobre o anti-humanismo contemporâneo. Tradução de Roberto Markenson e Nelci Nascimento Gonçalves. São Paulo: Ensaio, 1988.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Volume 1. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

KHUN, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1987.

MARX, K. O 18 Brumário e Cartas a Kugelmann. Tradução Leandro Konder e Renato Guimarães. São Paulo, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 7ª edição.

THOMPSON, E. P. A Miséria da Teoria ou Um Planetário de Erros: Uma crítica ao pensamento de Althusser. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

Publicado

2021-12-21

Cómo citar

Masson, M. A. C. (2021). Campo y hegemonía: proximidad entre Bourdieu y Gramsci y el análisis de los procesos educativos. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (26), 247–265. https://doi.org/10.22481/aprender.i26.7734