n. 26 (2021): DOSSIÊ EDUCAÇÃO PARA ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: Interfaces entre intervenção, ações formativas e políticas públicas

					Visualizar n. 26 (2021): DOSSIÊ EDUCAÇÃO PARA ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: Interfaces entre intervenção, ações formativas e políticas públicas

Organizadoras do Dossiê:

Profª. Drª. Rosemeire de Araújo Rangni (UFSCar)

Profª. Drª. Josilene Domingues Santos Pereira (UFSCar/IFBA)

Profª. Drª. Fabiana Oliveira Koga (FAIP)

Publicado: 2021-12-21

PÁGINAS INICIAIS

ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO

  • APRESENTAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10047
    Rosemeire de Araújo Rangni, Josilene Domingues Santos Pereira, Fabiana Oliveira Koga
    10-13
  • ENTREVISTA - ZENITA CUNHA GUENTHER: FILOSOFIA, PSICOLOGIA E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE DOTADOS E TALENTOSOS NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10045
    Zenita Cunha Guenther, Rosemeire de Araújo Rangni, Josilene Domingues Santos Pereira, Fabiana Oliveira Koga
    14-25
  • IDENTIFICAÇÃO DA DUPLA EXCEPCIONALIDADE EM ADULTO: UM CASO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E TDAH

    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8567
    Mariana Rodrigo do Vale Costa e Silva, Rauni Jandé Roama-Alves, Tatiana de Cássia Nakano, Bárbara David Rech
    26-42
  • CONTRIBUIÇÕES DO AEE PARA ESTUDANTES COM INDICADORES DE SUPERDOTAÇÃO: O OLHAR DOS EDUCADORES, DAS FAMÍLIAS E DAS CRIANÇAS

    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8733
    Andrezza Belota Lopes Machado, Lucinete Tavares da Costa Queiroz
    43-62
  • EL PROGRAMA INTEGRAL PARA ALTAS CAPACIDADES (PIPAC): 18 AÑOS DE EXPERIENCIA

    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10041
    Manuela Rodríguez Dorta, Triana Aguirre Delgado, África Borges
    63-80
  • ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO

    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8436
    Amabriane da Silva Oliveira Shimite, Nilson Rogerio da Silva, Fabiana Oliveira Koga
    81-99
  • ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DE PRODUÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8454
    Helen Cristiane da Silva Theodoro, Rosemeire de Araújo Rangni
    100-116
  • ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES SOCIOEMOCIONAIS DE ESTUDANTES COM DUPLA EXCEPCIONALIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA INTERNACIONAL

    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10042
    Josilene Domingues Santos Pereira, Rosemeire de Araújo Rangni
    117-139
  • CONCEPÇÕES SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: REFLEXÕES COM BASE NA DISCURSIVIDADE DOCENTE

    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8833
    Jeanny Monteiro Urquiza, Bárbara Amaral Martins
    140-159
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O RECONHECIMENTO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8160
    Denise Rocha Belfort Arantes-Brero, Vera Lucia Messias Fialho Capellini
    160-175
  • ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA LARGA BRECHA ENTRE AS LETRAS DO PAPEL E O CHÃO DA ESCOLA

    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10043
    Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
    176-197
  • JOVENS SUPERDOTADOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM DESAFIO PARA DOCÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8632
    Denise Maria de Matos, Laura Ceretta Moreira, Cleuza Kuhn
    198-214
  • AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E IDENTIFICAÇÃO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA VIDA ADULTA

    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10039
    Karina Nalevaiko Rocha, Karina Inês Paludo, Solange Muglia Wechsler
    215-230

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO

  • DA IMPOSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO TOLERANTE

    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8523
    Alexandre Campelo, Rita Pimenta
    231-246
  • CAMPO E HEGEMONIA: PROXIMIDADES ENTRE BOURDIEU E GRAMSCI E A ANÁLISE DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS

    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.7734
    Máximo Augusto Campos Masson
    247-265
  • O PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO E A IMPORTÂNCIA SOCIAL DA INCLUSÃO DE TRABALHADORES COM DEFICIÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.6370
    Naim Rodrigues de Araújo
    266-279

RESENHAS

  • TEMAS CONTEMPORÂNEOS EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DOCENTE

    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10048
    Fábio Viana Santos, Patrícia Sinara Gomes Santos Sena, Tiago Melo de Oliveira
    280-284
  • RESENHA DA SÉRIE “O COMEÇO DA VIDA”: COMO A PARENTALIDADE, O BRINCAR E O VÍNCULO AFETIVO INFLUENCIAM NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.

    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.6767
    João Victor Gomes Magalhães Garcia, Amanda Séllos Rodrigues, Mariana Gavioli de Oliveira, Flávia Lage Pessoa da Costa
    285-288