PRÁTICAS DE LEITURA

O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO HOJE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4201

Palavras-chave:

Ensino médio público. Prática de leitura. Texto literário

Resumo

Ler para entender o mundo, tendo a leitura como instrumento de acesso a ele e o ambiente escolar, como um dos espaços para desenvolver o gosto pela leitura, são elementos chaves no desenvolvimento de práticas de leitura literária entre os jovens do Ensino Médio. O texto literário ainda é considerado pelos alunos da Educação Básica, como um todo, uma árdua tarefa, o que torna um dos principais complicadores para as práticas de leitura que fomentem a formação de leitores. Pretendemos, por meio desta pesquisa qualitativa, apresentar alguns caminhos para professores e alunos do Ensino Médio de escolas públicas adquirirem o hábito e o prazer de praticar leituras literárias dentro e fora da esfera escolar. Percebemos que, apesar das indicações sugeridas nesse artigo, o gosto pelos textos literários é uma constante que se faz desde sempre, muito antes, inclusive, do período de escolarização, portanto, competindo a todos - sociedade em geral – fomentar espaços, políticas e formação para que práticas de leituras literárias façam parte do cotidiano de todos.

   

Downloads

Biografia do Autor

Eduardo Dias da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLIT/UnB). Mestre pela mesma instituição no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PGLA/UnB) (2014).  Pesquisador dos Grupos CNPq GECAL/UnB, FORPROLL/UFVJM e GIEL/UFLA, membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF).

 

Renato de Oliveira Dering, Universidade Federal de Goiás (UFG); Uni-ANHANGUERA (Centro Universitário de Goiás)

Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Educação/Ensino no Uni-ANHANGUERA (Centro Universitário de Goiás) e no Colégio Anglo de Campinas (Goiânia - Goiás). É líder/pesquisador no Grupo do CNPq "FORPROLL: Formação de Professores de Línguas e Literatura" e pesquisador no grupo CNPq "INTERARTES: PROCESSOS E SISTEMAS INTERARTÍSTICOS E ESTUDOS DE PERFORMANCE". Desenvolve pesquisas nas áreas de Ensino de Língua Portuguesa e Letramentos.

 

Robson Coelho Tinoco, Universidade de Brasília (UnB)

Professor Titular do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Literatura Brasileira pela UnB. Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Usp). Pós-doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP).

 

Downloads

Publicado

2019-02-12

Como Citar

Silva, E. D. da, Dering, R. de O., & Tinoco, R. C. (2019). PRÁTICAS DE LEITURA: O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO HOJE. fólio - Revista De Letras, 10(2). https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4201

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados