Everyday geography: the teaching of geographic content through the technique of the storm of ideas
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v3i2.5643Keywords:
Teaching. Geography. “Storm of ideas”.Abstract
This article discusses the use of the “storm of ideas” in geography teaching. This technique is of paradidatic origin and by adapting it to teaching, it is possible to use it with the students, awakening their interest in the contents through problematization concerning their daily lives and events outside their lived spaces, as long as they include their knowledge. Thus, it was proposed to verify the efficiency of this resource regarding this pedagogical function. Through the practice, it is plausible to apply it by identifying that students became more participative in the classes and, consequently, learned the contents.
Downloads
References
CAVALCANTI, Lana de Sousa. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: I seminário nacional: currículo em movimento – perspectivas atuais. Anais... Belo Horizonte: UFG, 2010. p. 1-16. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7167-3-3-geografia-realidade-escolar-lana-souza&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 12/09/2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
LIMA, Janete Aparecida de; THOMAZ, Sérgio Luiz. O estudo do lugar e a formação do aluno cidadão. In: PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: produções didático-pedagógica, 2008. Curitiba: SEED/PR., v. 2, 2011. (Caderno PDE). Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_janete_aparecida_lima.pdf> Acesso em: 15/09/2019.
MAZZOTTI, Karla; BROEGA, Ana Cristina; GOMES, Luiz Vidal Negreiros. A Exploração da Criatividade, através do uso da técnica de brainstorming, adaptada ao processo de criação em moda. In: 1º Congresso Internacional de Moda e Design – 1º CIMODE. Anais... Guimarães/Portugal, 2012. p. 2970-2987. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/55622453.pdf> Acesso em: 12/09/2019.
NÓBREGA, Maria de Magdala; LOPES NETO, Davi; SANTOS, Sergio Roberto dos. Uso da técnica de Brainstorming para tomada de decisões na equipe de enfermagem de saúde pública. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília, v. 50, n. 2, p. 247-256, abr./jun. 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v50n2/v50n2a09.pdf> Acesso em: 11/09/2019.
SILVA, Vânia Regina Jorge da. Os conceitos geográficos e sua importância na formação do professor para uma didática escolar. Revista Digital Simonsen. Rio de Janeiro, n. 4, 2016. Disponível em: <http://www.simonsen.br/revista-digital/wp-content/uploads/2016/06/45-Revista-Simonsen_N4-Vânia-Regina.pdf> Acesso em: 15/09/2019.
TOZETTO, Susana Soares. Docência e formação continuada. In: XIII Congresso Nacional de Educação. Anais... Curitiba, 2017. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23503_13633.pdf> Acesso em: 12/09/2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Geopauta

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.