A utilização do filme O Menino e o Mundo como recurso na discussão do conceito de paisagem e suas dinâmicas
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v4i1.5817Keywords:
Dinâmica. Recurso. Filme.Abstract
O presente trabalho aborda a discussão sobre a utilização da obra cinematográfica O Menino e o Mundo como um recurso detentor de elementos aos quais possibilitam a aprendizagem do conceito de Paisagem, fundamentado em Milton Santos (1988). Tal escolha se deve em razão de ser uma animação brasileira escrita e dirigida por Alê Abreu, dando um caráter lúdico à proposta. Consistindo em uma pesquisa bibliográfica com análise em trechos da obra com enfoque em aspectos da paisagem e suas dinâmicas. Resultando na oportunidade de ampliar o conhecimento e ideias do saber geográfico e produzi-lo coletivamente através de filme. Diante disso, notou-se a riqueza e potencial desta obra cinematográfica para auxiliar no processo de aprendizagem do conceito geográfico em questão.
Downloads
References
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
O MENINO e o mundo. Direção: Alê Abreu. Produção: Tita Tessler Fernanda Carvalho. Roteiro: Alê Abreu. [S.I.]: Filme de Papel, 2013, 1DVD.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teórico e metodológico da Geografia. Hucitec: São Paulo, 1988.
SATO, Cristiane Akune. Japop - o poder da cultura pop japonesa. São Paulo: NSP-Hakkosha, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Geopauta

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.