CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA COMPREENSÃO CARTOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v3i2.5820Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Ensino de Geografia. CartografiaResumo
O estágio supervisionado é uma das primeiras oportunidades de contato direto com o ambiente escolar, permitindo a compreensão da realidade através da observação de sua funcionalidade. A cartografia é uma ferramenta ampla que nos permite através de seus elementos, a compreensão de fenômenos de ocorrência na superfície terrestre, sendo de fundamental importância para a alfabetização cartográfica, tendo em vista que a compreensão de mapas não é uma aptidão espontânea. O ensino de Geografia na perspectiva da compreensão cartográfica tem como objetivo relevante analisar a inserção da cartografia no ensino de Geografia, bem como a compreensão dos alunos do ensino médio a respeito da funcionalidade da cartografia na realidade vivida além do ambiente escolar, através de metodologias lúdicas e dinâmicas
Downloads
Referências
FRANCISCO, D. P. A importância da cartografia temática na análise do espaço geográfico: qualidade de água versus ocupações irregulares no Aglomerado Metropolitano de Curitiba. Sanare. Revista Técnica da Sanepar, Curitiba, v.20, n.20, p. 35-41, jul./dez. 2003.
FREITAS, M. I. C. de. Cartografia Escolar e Inclusiva: construindo pontes entre a universidade, a escola e a comunidade. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, SP, v. 7, n. 13, p. 135-157, jan./jun. 2017.
FLÁVIO,D.S.FECHINE,L.A.J. A Cartografia escolar e sua importância para o ensino de Geografia.Caderno de Geografia,v.27,n.50,2017.
LINHARES, P. C. A. et al. A importância da escola, aluno, estágio supervisionado e todo o processo educacional inicial na formação do professor. NUPEAT–IESA–UFG, v.4, n.2, jul../dez., 2014, p. 115-127.
SOUZA, J. G. de; KATUTA, A. M. Geografia e Conhecimentos Cartográficos: a cartografia no movimento de renovação da geografia brasileira e a importância do uso de mapas. São Paulo: Editora UNESP, 2001. 162 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Geopauta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.