Análise da variabilidade pluvial e sua contribuição para o estudo do clima urbano do município de Feira de Santana-BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v6.e2022.e10251

Palavras-chave:

Variabilidade, Clima urbano, Impactos hidrometeóricos

Resumo

O artigo propõe-se identificar o padrão da pluviosidade para o município de Feira de Santana-BA.. Para tal finalidade, foram aplicadas duas técnicas estatísticas para propor o ordenamento dos índices, tanto mensais quanto anuais, a saber, fórmula de Sturges e a técnica dos quartis. O tratamento dos dados se deu por meio da tabulação, elaboração de gráficos e tabelas, as quais foram executados no software Excel e Qtiplot. Utiliza-se como síntese dos resultados gerados a técnica de representação pelos gráficos box plot e do quadro síntese. Verificou-se que a maior variabilidade acontece no verão, destacado pela ocorrência de variabilidades e de chuvas elevadas chuvas que deflagram impactos hidrometeóricos. A menor variabilidade na primavera, sazonalidade com maior previsibilidade de volumes de chuvas reduzidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS- BRASIL

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS),

Josefa Eliane Santana de Siqueira Pinto, Universidade Federal de Sergipe - UFS- BRASIL

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho .Professora Associada da UFS,. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFS. Integra a Diretoria da ABClima e compõe a comissão científica da RBClima. 

Francisco Jablinski Castelhano, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Universidade Federal de Sergipe-UFS,São Cristóvão, Brasil;

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2019) Pesquisador visitante no Swedish Meteorological and Hydrological Institute (2016);  Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (2019-2021); Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal; Pesquisador Visitante na Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getúlio Vargas - Brasília/DF . 

Referências

ALVES, Keyla Manuela Alencar da Silva. CAVALCANTI, Lucas Costa de Souza. NÓBREGA, Ranyére Silva. Eventos extremos e risco de inundação: uma análise do comportamento evolutivo dos Distúrbios Ondulatórios de Leste em junho de 2010 sobre a bacia do rio Una- Pernambuco. Revista GeoTextos,vol.9, dez.,2013.

ARMOND, Núbia Beray. SANT’ANNA NETO, João Lima. Entre eventos e episódios: ritmo climático e excepcionalidades para uma abordagem geográfica do clima no município do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Climatologia. Ano 13- Vol.20 jan/jul 2017.

BARROS, Juliana Ramalho; ZAVATTINI, João Afonso. Bases conceituais em Climatologia Geográfica. Revista Mercator, ano 8, n. 16, p. 255-261, 2009

FONTÃO, Pedro Augusto Breda. ZAVATTINI, João Afonso. Variabilidade das chuvas anuais na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e no Sistema Cantareira: classificação e frequência dos anos-padrão. Revista Brasileira de Geografia Física. V.12, n. 02=, 2019.

MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. Clima e excepcionalismo: conjecturas sobre o desempenho da atmosfera como fenômeno geográfico. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1991.

OLIVA, Fábio Guimarães. Climatologia e variabilidade dos principais sistemas meteorológicos atuantes no Brasil, relação com chuvas intensas e impactos relacionados. GeoPUC, Rio de Janeiro, v.12, n.23,p74-99, jul.-dez,2019.

PINTO, J. E. S. S. Os reflexos da seca no Estado de Sergipe. São Cristóvão: NPGEO/UFS, 1999.

STEINKE, E. T. Climatologia fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.

ZAVATTINI. J. A. BOIN, M. N. Climatologia Geográfica: teoria e prática de pesquisa. Campinas: Alínea, 2013.

Publicado

2022-04-28

Como Citar

SILVA, Michelle; PINTO, Josefa Eliane Santana de Siqueira; CASTELHANO, Francisco Jablinski. Análise da variabilidade pluvial e sua contribuição para o estudo do clima urbano do município de Feira de Santana-BA. Geopauta, [S. l.], v. 6, p. e10251, 2022. DOI: 10.22481/rg.v6.e2022.e10251. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/geo/article/view/10251. Acesso em: 8 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos