Análise da variabilidade pluvial e sua contribuição para o estudo do clima urbano do município de Feira de Santana-BA
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v6.e2022.e10251Palavras-chave:
Variabilidade, Clima urbano, Impactos hidrometeóricosResumo
O artigo propõe-se identificar o padrão da pluviosidade para o município de Feira de Santana-BA.. Para tal finalidade, foram aplicadas duas técnicas estatísticas para propor o ordenamento dos índices, tanto mensais quanto anuais, a saber, fórmula de Sturges e a técnica dos quartis. O tratamento dos dados se deu por meio da tabulação, elaboração de gráficos e tabelas, as quais foram executados no software Excel e Qtiplot. Utiliza-se como síntese dos resultados gerados a técnica de representação pelos gráficos box plot e do quadro síntese. Verificou-se que a maior variabilidade acontece no verão, destacado pela ocorrência de variabilidades e de chuvas elevadas chuvas que deflagram impactos hidrometeóricos. A menor variabilidade na primavera, sazonalidade com maior previsibilidade de volumes de chuvas reduzidas.
Downloads
Referências
ALVES, Keyla Manuela Alencar da Silva. CAVALCANTI, Lucas Costa de Souza. NÓBREGA, Ranyére Silva. Eventos extremos e risco de inundação: uma análise do comportamento evolutivo dos Distúrbios Ondulatórios de Leste em junho de 2010 sobre a bacia do rio Una- Pernambuco. Revista GeoTextos,vol.9, dez.,2013.
ARMOND, Núbia Beray. SANT’ANNA NETO, João Lima. Entre eventos e episódios: ritmo climático e excepcionalidades para uma abordagem geográfica do clima no município do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Climatologia. Ano 13- Vol.20 jan/jul 2017.
BARROS, Juliana Ramalho; ZAVATTINI, João Afonso. Bases conceituais em Climatologia Geográfica. Revista Mercator, ano 8, n. 16, p. 255-261, 2009
FONTÃO, Pedro Augusto Breda. ZAVATTINI, João Afonso. Variabilidade das chuvas anuais na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e no Sistema Cantareira: classificação e frequência dos anos-padrão. Revista Brasileira de Geografia Física. V.12, n. 02=, 2019.
MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. Clima e excepcionalismo: conjecturas sobre o desempenho da atmosfera como fenômeno geográfico. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1991.
OLIVA, Fábio Guimarães. Climatologia e variabilidade dos principais sistemas meteorológicos atuantes no Brasil, relação com chuvas intensas e impactos relacionados. GeoPUC, Rio de Janeiro, v.12, n.23,p74-99, jul.-dez,2019.
PINTO, J. E. S. S. Os reflexos da seca no Estado de Sergipe. São Cristóvão: NPGEO/UFS, 1999.
STEINKE, E. T. Climatologia fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.
ZAVATTINI. J. A. BOIN, M. N. Climatologia Geográfica: teoria e prática de pesquisa. Campinas: Alínea, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Geopauta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.