Turismo e segregação socioespacial: o caso de Porto Seguro-Bahia
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v6.e2022.e10665Palavras-chave:
Turismo, Segregação socioespacial, Espaço urbano, Urbanização, Ensino de GeografiaResumo
A cidade é produzida por todos, contudo, a mesma não é consumida igualmente. Partindo dessa premissa, buscou-se através deste artigo discutir o espaço urbano da cidade de Porto Seguro-Bahia e o papel da atividade turística na segregação socioespacial muito presente neste território. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca das temáticas: espaço urbano, segregação socioespacial, turismo e urbanização de Porto Seguro. Visando entender a partir de que momento a cidade passa a ser organizada em espaços turísticos e não turísticos, e quais os fatores que influenciaram na fragmentação desse espaço.
Downloads
Referências
BISPO, A. S. Dimensões da prática do turismo na cidade de Porto Seguro e os reflexos na vida da população residente. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Estado e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade, Universidade Federal do Sul da Bahia, Porto Seguro, 2020.
CARLOS, A. F. A. A cidade. 8ª Ed. 2ª reimpressão São Paulo: Contexto, 2009.
CORRÊA, R. L. O Espaço Urbano. São Paulo, Ática, 1989.
FONTES, E. O. Desigualdades regionais no extremo sul da Bahia: desafios e oportunidades. Anais da Associação dos Geógrafos Brasileiros. v. 1, p. 420-430, 2005.
GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: Ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/porto-seguro/historico>. Acesso em: 05 dez. 2021.
IPHAN –História - Porto Seguro . 2014. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1402/> Acesso em: 05 dez. 2021.
IPHAN – Conjuntos Urbanos Tombados. Porto Seguro . 2014 <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1402/> Acesso em: 05 dez. 2021
PEREIRA, A. O cotidiano do trabalhador e a espacialidade da cidade mercadoria. 2017. Tese, (Doutorado em Geografia) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- Universidade do Estado de São Paulo, São Paulo , 2017.
RODRIGUES, A. M. Desigualdades socioespaciais – a luta pelo direito à cidade. Cidades 2007; 4(6):73-88.
ROSCOCHE, L. F. Turismo urbano e a segregação socioespacial: revisitando problemáticas. VII Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul (Turismo e Paisagem: relação complexa). Novembro. Universidade de Caxias do Sul, RS. 2012.
SANTOS, J. S; MATOS, B. V. Porto Seguro: processo de urbanização, as novas espacialidades, desenvolvimento e turismo. In: I Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia, 2009, Salvador. Anais do I Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia - Produção de usos do espaço em médias e pequenas cidades da Bahia: teorias, metodologias e experiências. Salvador, 2009. v. 1.
SILVA, M. R. O Turismo e a Produção do Espaço. In: 12 EGAL - Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2009, Montevideo. Caminando en una América Latina en transformación, 2009.
VILLAÇA, F. Espaço intra-urbano no Brasil. 2 ed. São Paulo: Studio Nobel; FAPESP: Lincoln Institute, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Geopauta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.