CARTOGRAFIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS POR MEIO DO ESTUDO DO LUGAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v3i2.5814

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Cartografia Escolar. Lugar.

Resumo

Diante do atual cenário mundial associado aos avanços técnicos e científicos, surge novos desafios para identificação e explicação de metodologias para o desenvolvimento do conhecimento geográfico. Nesse contexto a linguagem dos mapas aparece como uma possibilidade do estudo do lugar, a partir da elaboração de conceitos geográficos tomando como referência o espaço de vivência. Este trabalho tem por objetivo destacar a relevância dos materiais cartográficos para o ensino da Geografia a partir de representações do lugar para mobilização do pensamento espacial. O desenvolvimento desta pesquisa se deu a partir de estudos do material cartográfico do atlas escolar do município de Jacobina-Bahia. As análises revelam a contribuição da Cartografia Escolar na compreensão de conceitos geográficos com ênfase nos aspectos do lugar

Downloads

Biografia do Autor

Kaiky Rodrigues da Silva Nunes, Universidade do Estado da Bahia -UNEB -Bahia - Brasil

Graduando em Geografia– Universidade do Estado da Bahia- Brasil 

Josiane Jordão Silva, Universidade do Estado da Bahia -UNEB -Bahia - Brasil

Graduada pela Universidade do Estado da Bahia -UNEB -Bahia - Brasil  

Joseane Gomes de Araújo, Universidade do Estado da Bahia -UNEB -Bahia - Brasil

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual  Paulista- UNESP. Professora da Universidade do Esatado da Bahia-Campus IV. Brasil

Referências

ALMEIDA Rosângela Doin de. Do Desenho ao Mapa: Iniciação cartográfica na escola. Editora Contexto. 3. ed. São Paulo, 2004. 115 p.
ALMEIDA Rosângela Doin de. Cartografia para crianças e escolares: uma área de conhecimento? Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 10-20, jan./jun., 2017.
DUARTE, Ronaldo Goulart. A cartografia escolar e o pensamento (geo)espacial: alicerces da educação geográfica.In: ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira roque et al. (Orgs.) Conhecimentos da Geografia: percursos de formação docente e práticas na educação básica. Belo Horizonte: IGC, 2017. P. 28-52.
FRANCISCHETT, Mafalda Nesse. A Cartografia no ensino da Geografia: construindo os caminhos do cotidiano. Grafit. Francisco Beltrão –Pr. 1997.
FERREIRA, Rodrigo, Mazzetti; ZACHARIAS, Andrea Aparecida. As contribuições da cartografia no estudo da paisagem no município de Ourinhos/SP: propostas para discussões nas séries iniciais. Revista Eletrônica de Geografia Territorium Terram. V. 02, Nº 03, p.66-74|Out./Mar. 2013/2014. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/territorium_terram. Acesso em: 03 agos. 2019.
CALLAI, Helena C. O estudo do município ou a Geografia nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANI, Antonio C (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 3 ed. Porto Alegre: UFRGS/AGB-Seção Porto Alegre, 2000. P. 57-64.
OLIVEIRA, Lidiane Bezerra. Ensinar sobre a concentração e a desconcentração industrial utilizando a cartografia. In: RICHTER, Denis; CAMPOS, Laís rodrigues (Orgs.) Cartografia Escolar. Goiânia: Editora espaço acadêmico, 2017. P. 11-28.

Downloads

Publicado

2019-11-30

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA NUNES, Kaiky; SILVA, Josiane Jordão; ARAÚJO, Joseane Gomes de. CARTOGRAFIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS POR MEIO DO ESTUDO DO LUGAR. Geopauta, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 42–51, 2019. DOI: 10.22481/rg.v3i2.5814. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/geo/article/view/5814. Acesso em: 18 maio. 2025.