Ser professor de geografia: divagações, ações e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v3i4.5955Palavras-chave:
Geografia, identidade docente, formação continuadaResumo
Este artigo pretende compartilhar reflexões de autores que desenvolvem estudos em Geografia, formação docente e qualidade de ensino combinados com divagações e experiências profissionais da autora no que concerne à identidade docente de Geografia, a formação inicial em Geografia, bem como experiências de formação continuada no CECEMCA/UNESP (2004 – 2009). Dentre os desafios colocados ao leitor, diante das discussões apresentadas no texto, ficam o pensar na forma como se vem conduzindo a formação inicial dos professores nas Universidades, sugerindo ações intergradoras de disciplinas, ações pedagógicas de caráter contínuo envolvendo os sistemas de ensino e as Universidades e a proposição da formação continuada de professores pautada na troca de experiências entre os pares e nas necessidades dos docentes e das escolas
Downloads
Referências
COE, R.; ALOISI, C.; HIGGINS, S.; MAJOR, L.E. What makes great teaching? Rewiew of the underpinning research. Durham, Center of Evaluation and Monitoring, 2014. 57p.
FREITAS, M.I.C. A Cartografia no Ensino Básico: Experiências em cursos de formação continuada de professores. Tese de Livre Docência. IGCE/Unesp, 2011. 191p.
KAERCHER, N.A; TONINI, I.M. Artesania, felicidade, empatia: assuntos não geográficos para o estagiário de Geografia construir sua identidade docente. Revista Geographia Meridionalis. v. 03, n. 02/Out/2017. Pelotas: 2017. p. 251–273. Disponível em: < https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Geographis/article/view/11864/7785> Acesso em: 09/12/2019.
LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. O conhecimento pedagógico do conteúdo na prática profissional de professores de geografia. GEOUSP – Espaço e Tempo. v.19, n.1, p. 076 - 092, São Paulo: 2015.
MARANGON, C.; BENCINI, R. Bernard Charlot: O conflito nasce quando o professor não ensina. Nova Escola, s.p., 01 out. 2006. São Paulo: 2006. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/871/bernard-charlot-o-conflito-nasce-quando-o-professor-nao-ensina>
MICHAELIS... Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 2019. (on line) Disponível em: < https://michaelis.uol.com.br> Acesso em: 09/12/2019.
RODRIGUES, C. O que faz o bom professor. Carta Capital, s.p., 27 jul. 2015. São Paulo: 2015. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/educacao/o-que-faz-o-bom-professor/>. Acesso em: 09/12/2019.
SARAIVA, M.; PONTE, J. P. O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Quadrante, 12(2), 25-52. Lisboa: 2003. Disponível em: < https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3077/1/03-Saraiva-Ponte%28Quadrante%29.pdf>. Acesso em: 09/12/2019.
STIVANIN, N.F.; ZANCHET, B.M.B.A. Programas de inserção à docência: percepções de professores universitários. Rev. Docência Ens. Sup., v.5, n.1, p.67-90. Belo Horizonte: 2015. Disponível em: < https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1972/1314> Acesso em: 09/12/2019.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Tradução: Francisco Pereira, 11 ed. Petrópolis: Editora Vozes Ltda, 2010. 325p.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Pró-Reitoria de Extensão Universitária. Programa do Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental. Relatório de Atividades CECEMCA/UNESP: 2008 – 2009. São Paulo: PROEX, 2010. 264p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Geopauta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.