Leitura crítica de memes da internet em aulas de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11095Palavras-chave:
leitura crítica, linguagem, memes da internetResumo
Memes podem ser definidos como pequenas unidades de sentido transmitidas e transformadas de pessoa para pessoa em processos de cópia e imitação (DÍAZ, 2013; DAWKINS, 1976). Com o passar do tempo, as teorias sobre memes foram revisitadas devido a questões contemporâneas envolvendo tecnologias na sociedade (SHIFMAN, 2014). Com base nesses aspectos, apresentamos e analisamos uma pesquisa documental (LAVILLE; DIONNE, 1999; FLICK, 2009) caracterizada pelo levantamento de memes da Internet e uma proposta de sequência didática no contexto de aulas de língua inglesa. As análises foram fundamentadas na perspectiva da leitura crítica e da justiça social (JORDÃO, 2017). Como resultado, apontamos os memes como recursos potencializadores para o estabelecimento da crítica social em sala de aula, uma vez que eles podem retratar realidades diversas.
Downloads
Referências
BOA SORTE, Paulo; VICENTINI, Cristiane. Educating for social justice in a post-digital era. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 199-216, 2020.
BURWELL, Catherine. The Routledge Companion to media education, copyright, and fair use. USA: Routledge, 2018.
CETIC-BR. Tic Domicílios 2019: principais resultados. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020a – Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.
CETIC-BR. Tic Educação 2019: coletiva de imprensa. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020b – Disponível em: https://www.cetic.br/media/analises/tic_educacao_2019_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.
COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Intersectionality. Malden: Polity Press, 2016.
DAWKINS, Richard. The selfish gene. Londres: Oxford University Press, 1976.
DENARDI, Didiê Ana Ceni. Didactic sequence: a dialectic mechanism for language teaching and learning. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 163-184, mar. 2017.
DÍAZ, Carlos Mauricio. Defining and characterizing the concept of Internet Meme. Revista CES Psicología, v. 2, 82-104, 2013.
DONGQIANG, Xie; SERIO, Ludovico de; MALAKHOV, Alexander; MATYS, Olga. Memes and Education: opportunities, approaches and perspectives. Geopolitical, Social Security and Freedom Journal, v. 3, n. 2, 2020.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GLĂVEANU, Vlad Petre; SAINT-LAURENT, Constance; LITERAT, Ioana. Making sense of refugees online: Perspective taking, political imagination, and Internet memes. American Behavioral Scientist, v. 62, n. 4, p. 440-457, 2018.
HARTMAN, Pamela; BERG, Jessica; FULTON, Hannah; SCHULER, Brandon. Memes as Means: using popular culture to enhance the study of Literature. The Journal of the Assembly for Expanded Perspectives on Learning, v. 26, p. 65-82, 2021.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução de Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.
JORDÃO, Clarissa Menezes. Birds of different feathers: algumas diferenças entre letramento crítico, pedagogia crítica e abordagem comunicativa. In: TAKAKI, Nara Hiroko; MACIEL, Ruberval Franco (org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. Campinas, SP: Pontes, 2017.
JORDÃO, Clarissa Menezes.; FIGUEIREDO, Eduardo Henrique Diniz de; MARTINEZ, Juliana Zeggio. Trapacear a linguística aplicada com Pennycook e Makoni: transglobalizando norte e sul. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 59, n. 1, p. 834–843, 2020.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill. Adding sense: context and interest in a grammar of multimodal meaning. New York: Cambridge University Press, 2020.
KAYALI, Nurda Karadeniz; ALTUNTAS, Ash. Using memes in language classroom. Shanlax International Journal of Education, v. 9, n. 3, p. 155-160, 2021.
KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin. Online memes, affinities, and cultural production. In: KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin (org.). A New Literacies Sampler. New York: Peter Lang Publishing, 2007, p. 199-227.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução de Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LUKE, Allan. Critical literacy: Foundational notes. Theory into practice, v. 51, n. 1, p. 4-11, 2012.
MATIAS, Keno Ivan. Integration of internet memes in teaching social studies and its relation to the development of critical thinking skills: a literature review. Global Scientific Journals, v. 8, n. 2, dez. 2020.
MENEZES DE SOUZA, Lynn Mário Trindade. Glocal languages, coloniality and globalization from below. In: GUILHERME, Manuela; MENEZES DE SOUZA, Lynn Mário Trindade (org.). Glocal languages and critical intercultural awareness: The south answers back. New York: Routledge, 2019, p. 17-41.
MENEZES DE SOUZA, Lynn Mário Trindade; MONTE MÓR, Walkyria. Still Critique? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, n. 2, p. 445-450, 2018.
POLLOCK, Tom. The difference between structured, unstructured and semi-structured interviews (2019). Disponível em: https://www.oliverparks.com/blog-news/the-difference-between-structured-unstructured-amp-semi-structured-interviews. Acesso em: 25 jan. 2022.
REDDY, Rishabh; SINGH, Rishabh; KAPOOR, Vidhi; CHURI, Prathamesh. Joy of learning through internet memes. International Journal of Engineering Pedagogy, v. 10, n. 5, p. 116-133, 2020.
REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira. Paulo Freire: 100 anos de práxis libertadora. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 47, p. 238-258, 2021.
ROMERO, Mary. Introducing Intersectionality. Malden: Polity Press, 2018.
SHIFMAN, Limor. Memes in digital culture. USA: The MIT Press, 2014.
SILVA, Nayara Stefanie Mandarino; NUNES, Thainná Melo. Memes na formação inicial de professores de inglês. EntrePalavras, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 1-23, jan./abril 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Práxis Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.