DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM EM SERVIÇO DOS ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM TRABALHO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE BARCELONA (2014-2017)
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4371Palavras-chave:
Aprendizagem em serviços; Inovação docente; Trabalho social.Resumo
Este artigo apresenta um programa de inovação docente, centrado na metodologia de Aprendizagem em Serviços, desenvolvido no curso de Trabalho Social da Universidade de Barcelona. O objetivo foi avaliar os efeitos que tiveram sobre a aprendizagem dos alunos que participaram e, para isso, utilizou-se uma metodologia mista, com a aplicação da técnica de questionário e grupo de discussão. Os resultados do estudo mostram os benefícios para os estudantes que participam deste tipo de projeto, desde o primeiro curso de formação. Favorece a abordagem da realidade social e da profissão de Serviço Social. Promove a aprendizagem de conteúdos curriculares, o desenvolvimento do pensamento crítico e o compromisso social. A avaliação feita destaca as recomendações para melhorar o programa e o desenvolvimento desta metodologia.