PESQUISADORAS NEGRAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA (AUTO)BIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4374Keywords:
Pesquisadoras Negras; Docência no ensino superior; Perspectiva (auto)biográficaAbstract
As estratégias de sujeitas negras, que se profissionalizam, com vistas a alcançar deslocamento de seu status sócio educacional, são problematizadas a partir de uma análise (auto)biográfica. Como parte das alternativas de construção do conhecimento arrisco-me a sugerir, como uma contribuição transgressora, alguns atalhos experimentados no percurso de estudante universitária, pesquisadora e professora do ensino superior. Apresento interseções e contornos investigativos sobre a formação acadêmica tomando como objeto uma travessia insurgente em instituições públicas. O ponto de partida é uma análise onde a presença negra e feminina na docência do ensino superior ganha relevo. Sob tal perspectiva, arrisco-me a sugerir, como uma contribuição transgressora, alguns descaminhos experimentados no percurso que fiz como professora e pesquisadora negra.