QUIMERAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5278

Keywords:

Formação de professores, Curso de pedagogia, Docência para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Abstract

O estudo tem como objetivo problematizar o curso de pedagogia, considerando o instituído pela Resolução do CNE/CP N. 1/2006, evidenciando-o enquanto uma quimera curricular quando se considera as atribuições previstas para esses profissionais e a formação de docentes para atuarem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem-se como campo de observação e análise os Projetos Pedagógicos e as matrizes curriculares de 16 cursos presenciais de Pedagogia que fizeram a reforma e são ofertados pelo conjunto das 7 universidades públicas do estado do Rio Grande do Sul. Tratando esses documentos como discursos e monumentos a partir de contribuições de Michel Foucault e Ernesto Laclau, analisam-se as formas como as/os pedagogas/os são definidos nas suas atribuições e tarefas e os saberes que são privilegiados pelos currículos, concluindo pelo insuficiente preparo para essas docências.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Manuela Alves Garcia, Universidade Federal de Pelotas – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro do Grupo de Estudos sobre Docência e Educação Básica: currículo, políticas e profissionalização docente (GEDEB).

Published

2019-07-01

How to Cite

GARCIA, Maria Manuela Alves. QUIMERAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS. Práxis Educacional, [S. l.], v. 15, n. 33, p. 91–117, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i33.5278. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/5278. Acesso em: 13 may. 2025.