A ATENÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5289Resumo
A atenção está envolvida em várias atividades cotidianas, como a emissão de respostas, a adequação de comportamentos ao contexto, a regulação de pensamentos e emoções. Diante disso, este artigo tem como objetivo analisar as concepções que os professores possuem sobre a atenção, visando estabelecer comportamentos característicos que podem ser observados em sala de aula e descrever estratégias utilizadas pelos professores para manter a atenção dos alunos. Para tanto, o estudo tem abordagem qualitativa e pauta-se na observação indireta conduzida por meio da realização de entrevistas com 20 professoras do Ensino Fundamental. Os resultados revelam que para as professoras a atenção está mais fortemente relacionada ao foco ou concentração do aluno, seguida pela motivação que inclui o interesse e o envolvimento nas aulas e a participação nas atividades. As estratégias utilizadas para prender a atenção dos alunos incluem o uso de diferentes recursos, conteúdos significativos, destacando-se a proposição de jogos e brincadeiras. Esses aspectos reforçam a importância da atenção para os processos de aprendizagem e como esta habilidade pode estar relacionada a outros fatores.