PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO!
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5297Palavras-chave:
Formação do leitor, PNBE do Professor, Políticas públicas de leitura, Professor-leitorResumo
O objetivo deste texto é analisar a distribuição de livros teóricos e metodológicos para as escolas públicas pelo PNBE do Professor 2010 e 2013. Para isso, partimos de uma abordagem qualitativa, com a pesquisa bibliográfica acerca de alguns conceitos da leitura, passando pela pesquisa documental para a compreensão do PNBE do Professor e um estudo de caso realizado na cidade de Primavera do Leste – Mato Grosso, no período de 2014 a 2016, com trinta (30) professores/as da rede estadual para abordar o (des)conhecimento das obras distribuídos pelo Programa. Os resultados apontaram que a distribuição dos acervos do PNBE do Professor foi efetivada, porém professores/as ainda desconheciam a chegada desses materiais nos estabelecimentos de ensino. Essa constatação nos levou a compreender a importância da implementação de ações dentro das unidades escolares para a promoção da divulgação dos materiais entre os profissionais da educação, assim como a articulação dos materiais do PNBE do Professor com os programas de formação docente.