UNIVERSIDADE PÚBLICA: MAPEAMENTO DAS POLÍTICAS DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5298Palavras-chave:
Universidade pública, Política universitária, DesenvolvimentoResumo
No sentido de compreender o lugar da universidade no progresso das nações, nos orientamos pela seguinte questão de pesquisa: qual o discurso institucional predominante da universidade pública quando se refere às suas políticas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, tendo como ponto de referência o Plano de Desenvolvimento Institucional? O estudo tem como objetivos: compreender o conceito de universidade no percurso de sua história enquanto instituição; identificar os desafios da universidade frente as dimensões do desenvolvimento promovido a partir do conhecimento produzido no contexto desta instituição; analisar as declarações dos Planos de Desenvolvimento Institucional de Universidades Federais no que diz respeito à política universitária de ensino, pesquisa, extensão e inovação; identificar, a partir do que está nos Planos de Desenvolvimento Institucional, as propostas de desenvolvimento, levando em consideração as dimensões cultural, social, ambiental e econômica. A metodologia foi qualitativa, considerando a análise documental como técnica de coleta de dados e a análise de conteúdo para dar tratamento aos dados. Foram analisados Planos de Desenvolvimento Institucional de 27 Universidades Federais. A categoria fundante da análise foi: desafios da
universidade frente às dimensões do desenvolvimento a partir das políticas de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Os dados nos indicam que a universidade se apresenta fortemente comprometida com a produção e socialização do conhecimento científico e tecnológico como primazia, de modo que os próprios documentos inserem na política de inovação, de forma muito contundente, a relação com novos mercados.