DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS INSTRUCIONAIS DE APRENDIZAGEM - UMA PROPOSTA SOB O OLHAR DAS COMPETÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5302Palavras-chave:
Competências e habilidades, Objetivos instrucionais, Taxonomia de BloomResumo
O presente artigo trata do ensino por competências e apresenta uma proposta de definição dos objetivos instrucionais relativos a essa prática em um polo de educação numa Universidade Corporativa (UC) de empresa pública federal. Realizou-se pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, utilizando-se como referência teórica a Taxonomia de Bloom revisada e os conceitos de competências, habilidades e atitudes, de forma articulada. Apresenta uma proposta metodológica para o desenvolvimento dos discentes baseada nas etapas taxonômicas: lembrar, entender, aplicar, analisar, sintetizar e criar e no uso de situações-problema. O trabalho revela que essa é uma construção desafiadora e que surge como ponto de partida para um novo olhar sobre a prática docente, aplicável a quaisquer esferas educacionais da educação superior.