PARA PENSAR E MOVIMENTAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE O PERÍODO 2015-2016
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5305Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Formação de professores, Formação inicialResumo
O presente trabalho busca refletir a respeito da formação docente na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fornecer maiores subsídios a discussão, realizamos um levantamento de trabalhos através do banco de dissertações e teses da Capes online seguindo os seguintes critérios de pesquisa; dissertações e teses apresentadas nos anos de 2015 e 2016 no Brasil, com sua área de concentração na Educação, em Programas de Pós-graduação em Educação, que possuem as temáticas “formação de professores” e “EJA”. A partir das leituras estabelecemos eixos de convergência entre os trabalhos para aprofundamento da discussão. Foram analisados o total de nove dissertações e duas teses. Conclui-se que a formação de professores destinada a EJA é uma área incipiente e em construção, tanto em pesquisas acadêmicas quanto em políticas públicas, educacionais e na realidade das salas de aula dos cursos de licenciatura.