O DIRETOR ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA ESCOLA: COMPROMISSO SOCIAL E POLÍTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5630

Palavras-chave:

Diretor escolar, Formação de professores, Gestão democrática

Resumo

Este estudo é um recorte da pesquisa realizada durante o mestrado profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental na UNIMES – Santos/SP no período de 2016 a 2018 e tem como objetivo apresentar as representações dos professores do Ensino Fundamental acerca do papel do diretor escolar na formação continuada em serviço. O estudo tem como referenciais teóricos principais as abordagens de Freire (2001, 2013, 2016), Gatti (2008, 2010, 2014), Lück (2012), Paro (2001, 2004, 2010), Veiga (2013), Vieira (2007, 2008, 2011). Utilizou-se a metodologia qualitativa com encaminhamento para estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas semiestruturadas e questionários. A escola pesquisada pertence à rede privada de ensino e localiza-se na cidade de Santos/SP. Como resultado, os dados coletados indicaram que os professores apontam o diretor escolar com um papel fundamental na formação dos docentes, principalmente pedagógico. Compete a ele, além da função administrativa, acompanhar a prática docente em parceria com o coordenador pedagógico; acompanhar os desafios diários da comunidade escolar e o aprendizado. Destaca-se, ainda, o excesso de burocracia que envolve o dia a dia desse profissional e sua ausência nos momentos de formação em função das demandas da administração central.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivana Corrêa de Souza Faour, Universidade Metropolitana de Santos - Brasil

Mestre em Educação, UNIMES; Universidade Metropolitana de Santos – Brasil; Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental; Grupo de Pesquisa: Políticas Públicas em Educação.

Mariangela Camba, Universidade Metropolitana de Santos - Brasil

Doutora em Educação, UNICAMP; Universidade Metropolitana de Santos - Brasil; Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental; Grupo de Pesquisa - Lider: PEGEA- Políticas Educacionais: Gestão e Avaliação e Grupo de Pesquisa: Políticas Públicas em Educação; Bolsista CAPES - Programa de Residência Pedagógica- PRP (Coordenador Institucional).

Downloads

Publicado

2019-09-17

Como Citar

de Souza Faour Ivana Corrêa; CAMBA, Mariangela. O DIRETOR ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA ESCOLA: COMPROMISSO SOCIAL E POLÍTICO. Práxis Educacional, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 284–301, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i34.5630. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/5630. Acesso em: 13 maio. 2025.