Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo
Palavras-chave:
Escola, Família (Pais), Alunos, Comunicação, ConcepçõesResumo
O presente artigo pretende sistematizar os resultados de umainvestigação cujo principal propósito a apresentar é a análise comparativa das concepções de pais, professores e alunos, sobre as funções da escola, a educação e o ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, procurando perceber o grau de (in)congruência entre elas. Os grupos sob análise, alunos (N=60), pais (N=60) e professores (N=60), foram observados nas dimensões: Funções da escola; Envolvimento parental nas questões da escola; Comunicação famíliaescola e Prolongamento do horário. Foram utilizados, como instrumento de recolha de dados, as narrativas, por entrevista e por produção escrita. Os dados foram lidos, basicamente e fundamentalmente, através da análise de conteúdo e da análise de correspondência múltipla – procedimento HOMALS.Através deste procedimento, foram analisados os perfis das três amostras e as correspondências entre os mesmos. Os perfis encontrados sugerem um elevado grau de congruência entre as dimensões analisadas.Palavras-chave: Escola. Família (Pais). Alunos. Comunicação. Concepções.