TENDÊNCIA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7260Palavras-chave:
Curso Superior de Tecnologia, Educação Tecnológica, Produção CientíficaResumo
O artigo analisa a produção científica sobre os Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) publicada em cinco repositórios brasileiros no período de 1978 a 2017. Desde meados dos anos 2000, no bojo das reformas educacionais empreendidas no Brasil, percebe-se a ampliação do número de CSTs. Paralelamente, percebe-se também o aumentado da produção científica sobre a origem e o desenvolvimento desse grau acadêmico. O objetivo do artigo é explicitar as principais tendências da produção científica acerca dos CSTs no Brasil. Foram levantadas 666 produções científicas que mencionam os CSTs, mas dentre estas havia somente 476 produções cujo objeto de análise são os CSTs. A partir de uma análise destas produções, verificou-se que a maior parte delas é produzida na Região Sudeste e Sul do país, por pesquisadores vinculados a instituições públicas de ensino superior e podem ser classificadas em 3 categorias de abordagem: 1) Aspectos Pedagógicos dos CSTs; 2) Política e Regulação dos CSTs; e 3) Aspectos Profissionais da implantação e desenvolvimento dos CSTs. Estudos que tratam dos aspectos pedagógicos dos CSTs são os mais numerosos. Percebeu-se que a literatura analisada expressa duas concepções distintas e antagônicas de formação humana: a concepção interessada de formar o trabalhador para atender as demandas do mercado e a concepção de formar o trabalhador numa perspectiva unitária e omnilateral.
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