Cultura, currículo e diversidade étnicorracial: algumas proposições

Autores/as

  • José Valdir Jesus de Santana
  • Marise de Santana
  • Marcos Alves Moreira

Palabras clave:

Cultura, Currículo, Descolonização curricular, Diversidade étnicorracial

Resumen

 Este trabalho reflete acerca da relação entre cultura, currículo e diversidade étnicorracial, no sentido de pensar em que medida a escola tem conseguido dialogar com as diferenças culturais, sobretudo com aquelas que dizem respeito aos valores civilizatórios afro-brasileiros, a partir da Lei 10.639/03, que determina a obrigatoriedade do ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira nos sistemas de ensino que compõem a educação básica no Brasil. Ao problematizar essa relação, faz-se necessário construir uma política de descolonização dos currículos, como forma de valorizar e assegurar as diferenças culturais que se fazem presentes no contexto escolar.

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Publicado

2013-06-15

Cómo citar

JESUS DE SANTANA, José Valdir; DE SANTANA, Marise; MOREIRA, Marcos Alves. Cultura, currículo e diversidade étnicorracial: algumas proposições. Práxis Educacional, [S. l.], v. 9, n. 15, p. 103–125, 2013. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/748. Acesso em: 13 may. 2025.