A docência na educação infantil: representações, identidades e práticas

Autores

  • Milena Cristina Aragão
  • Lúcio Kreutz

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação de Professores, Identidade Docente, Representações X Práticas

Resumo

O presente artigo é fruto de uma dissertação de mestrado realizada na Universidade de Caxias do Sul/RS, em 2010, onde foi investigada a interposição materno-docente na Educação Infantil através de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando, para coleta de dados, a observação e o grupo focal. Participaram dos encontros seis professoras de uma escola pública Caxiense, tendo entre 9 meses e 10 anos de atuação na função, todas com o curso Magistério/ Normal completo e estudando Pedagogia. Este texto aborda as decorrências, na prática pedagógica e na subjetividade docente, quando a professora interpõe seu papel ao papel materno, através de falas traduzidas na expressão: “sou meio mãe, meio professora”. Neste contexto, põe em questão as representações e a construção da identidade profissional docente, ao mesmo tempo em que aponta possibilidades de ação, tanto em formação inicial, quanto papéis, com vistas à qualidade do trabalho pedagógico.

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Publicado

2013-06-12

Como Citar

ARAGÃO, Milena Cristina; KREUTZ, Lúcio. A docência na educação infantil: representações, identidades e práticas. Práxis Educacional, [S. l.], v. 9, n. 15, p. 127–146, 2013. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/749. Acesso em: 13 maio. 2025.