Diversity of experience and critical thinking: how comfort with difference influences cognitive development

Autores

  • Gleidson Gouveia

Resumo

Neste artigo realizou-se uma analise longitudinal do banco de dados do Estudo Nacional Wabash de Educação em “Liberal Arts” (WABASH, em inglês) para determinar a extensão com a qual sentir-se confortável com diferenças de experiência durante a graduação leva a um nível elevado de desenvolvimento do pensamento crítico. A conclusão do presente estudo sugere que alunos, que se sentem à vontade com diferenças, desenvolvem maior pensamento crítico quando controles estatísticos se fazem presentes para diferenças individuais e tipo de instituição, mas este ganho desaparece quando há controle para outras experiências dos anos de graduação, como motivação acadêmica e interação com docentes. Esta conclusão sugere que estudantes de graduação tem a capacidadede mudar através de suas experiências como alunos de universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-04-04

Como Citar

GOUVEIA, Gleidson. Diversity of experience and critical thinking: how comfort with difference influences cognitive development. Práxis Educacional, [S. l.], v. 10, n. 17, p. 219–236, 2014. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/786. Acesso em: 13 maio. 2025.