Cultura digital e recursos pedagógicos digitais: um panorama da docência na Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8309Palavras-chave:
Cultura Digital, Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação, Ensino Remoto Emergencial, Docência, COVID-19Resumo
A pandemia da COVID-19 impôs à Educação uma alteração radical e abrupta de seus processos pedagógicos. Este artigo investiga como a cultura digital e os recursos pedagógicos digitais foram articulados no Ensino Remoto de Emergência mediante um Survey aplicado a 502 docentes da Educação Básica e Ensino Superior público e privado do Estado da Bahia. O estudo revela que a
experiência vivenciada permite vislumbrar uma nova dinâmica da cultura digital nos processos educativos pós-pandêmicos a partir das aprendizagens dos docentes em relação ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação em sua prática pedagógica, configurando um novo cenário para os recursos pedagógicos digitais na Educação.
Downloads
Referências
BABBIE, Earl. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
BABBIE, Earl. The Practice of Social Research. 12 ed. Belmont, CA, USA: Wadsworth Cengage Learning, 2010.
BAHRENS, Marilda Aparecida. Projetos de Aprendizagem Colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, José Manuel, MASSETO, Marcos Tarciso.
BEHRENS, Marilda Aparecida (Orgs.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 14 ed. Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 67-132.
BATES, Tony. The promise and the Myths of e-Learning in Post-Secondary Education. In: CASTELLS, M. (ed). The Network Society: a cross cultural perspective. Cheltenham, UK:Edward Elgar, 2004, p. 271-292.
BUCKINGHAM, David. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, set./dez., 2010.
CASTELLS, Manuel. Informationalism, Networks, and the Network Society: A Theoretical Blueprint. In: CASTELLS, Manuel (ed). The Network Society: a cross-cultural perspective. Cheltenham, UK; Northampton, MA, USA: Edward Elgar, 2004, p. 3-45.
DANIEL, John. Education and the COVID-19 pandemic. Prospects, n. 49, p. 91-96, abr., 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11125-020-09464-3. Acesso em: 13 out. 2020.
EITERER, Carmen Lúcia. Recursos pedagógicos. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancela; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. Dicionário ‘Trabalho, Profissão e Condição Docente. Belo Horizonte: UFMG, 2010. Disponível: https://gestrado.net.br/verbetes/recursos-pedag-gicos/. Acesso em: 2 out. 2020.
FREIRE FILHO, João; LEMOS, João Francisco. Imperativos de conduta juvenil no século XXI: a “Geração Digital” na mídia impressa brasileira. Revista Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 5, n. 13, p. 11-25, jul., 2008.
GOLDENBERG, Mirían. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
HARGREAVES, Andy. O Ensino na Sociedade de Conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2004.
HARISIM, Linda. Educação online e as implicações da inteligência artificial. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 24, n. 44, p. 25-39, jul./dez., 2015.
JENKINS, Henry. Convergence culture: where old and new media collide. New York: NYU Press, 2006.
KENSKI, Vani Moreira. O papel do professor na Sociedade Digital. In: CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (Orgs.). Ensinar a Ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo: Thompson Learning, 2006, p. 95-106.
KENSKI, Vani Moreira. Cultura Digital. In: MILL, Daniel (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018, p. 139-144.
MARCONDES FILHO, Ciro. O rosto e a máquina: o fenômeno da comunicação visto pelos ângulos humano, medial e tecnológico. São Paulo: Paulus, 2013.
MORIN, Edgar. O método 3: conhecimento do conhecimento. Tradução de Juremir Machado da Silva. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
NONATO, Emanuel do Rosário Santos. Cultura digital e ensino de literatura na educação secundária. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 176, p. 538-558, abr./jun. 2020. https://doi.org/10.1590/198053147126
NONATO, Emanuel do Rosário Santos; SALES, Mary Valda Souza. Educação e os caminhos da escrita na cultura digital. In: FERRAZ, Obdália. Educação, (multi)letramentos e tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e
aprendizagem na cibercultura, Salvador: EDUFBA, 2019, p. 141-172.
NONATO, Emanuel do Rosário Santos; SALES, Mary Valda Souza. Educação a Distância, Hipertexto e Currículo: flexibilidade e desenho didático. In: NONATO, Emanuel do Rosário Santos; SALES, Mary Valda Souza. Educação a Distância: percursos e perspectivas.
Salvador: Eduneb, 2017, p. 73-114.
PONTES, Evellyn Ládya Franco. Cultura Digital na formação inicial de pedagogos. São Paulo: Artesanato Educacional, 2018.
PRENSKY, Marc. H. Sapiens Digital: from Digital Immigrants and Digital Natives to Digital Wisdom. Innovate: Journal of Online Education, v. 5, n. 3, Article 1, 2009. Disponível em: https://nsuworks.nova.edu/innovate/vol5/iss3/1. Acesso em: 31 jul. 2020.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, vol. 9, n. 5, Oct., 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20 Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 31 jul. 2020.
SALES, Kathia Marise Borges. Cognição em ambientes com mediação telemática: uma proposta metodológica para análise cognitiva e da difusão social do conhecimento. Tese (Doutorado Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento) – Faculdade
de Educação da Universidade Federal da Bahia. Salvador: UFBA, 2013.
SALES, Mary Valda Souza. As tecnologias no contexto educativo: perspectivas de inovação e de transformação. In: SALES, Mary Valda Souza (Org.) Tecnologias e Educação a Distância: os desafios para formação. Salvador: Eduneb, 2018, p. 79-102.
SALES, Mary Valda Souza; MOREIRA, José António Marques. Cartografia conceitual de competência e competência digital: uma compreensão ampliada. Revista UFG, Goiânia, v. 19, p. 1-31, 24 ago., 2019.
SEBARROJA, Jaume Carbonell. A aventura de Inovar: a mudança na escola. Porto: Editora Porto, 2003.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Contraponto, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.