O desenvolvimento profissional docente e o PIBID: influências do programa desvelada por seus egressos
Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional docente, Formação de professores, PIBID, NarrativasResumo
O presente texto tem como objetivo identificar os contributos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), resultante de uma investigação do subprojeto PIBID, desenvolvido com onze egressos do curso de Pedagogia/UEMS/Unidade Campo Grande. Os sujeitos da pesquisa participaram do Subprojeto PIBID: Ateliês formativos e professores alfabetizadores: construindo práticas eficazes, voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas conveniadas de Campo Grande - MS. A proposta do subprojeto é que os bolsistas construam atividades diferenciadas para trabalhar com estudantes de 1º a 3º anos com dificuldades de aprendizagem. Para levantar as questões sobre a influência do PIBID na prática docente e no desenvolvimento profissional dos egressos, nos orientamos com questionário com perguntas abertas sobre a participação no PIBID e as formas de ação do programa para seu desenvolvimento profissional docente, levantando também as práticas em alfabetização utilizadas dentro dos ateliês. A análise das narrativas mostram que, de modo geral, os egressos avaliam positivamente a participação no PIBID e atribuem ao programa aprendizagens significativas da profissão docente, apontando-o como relevante para sua formação. As atividades do programa foram citadas como oportunidade de ligar conhecimentos teóricos da graduação com a prática nas escolas. Desse modo, os egressos consideram que a participação no programa contribui para a aprendizagem da docência e para a elevação da qualidade da formação inicial, ajudando-os também em sua prática como professores iniciantes. Além do fato levantado de que dez dos onze egressos do programa estão trabalhando como docentes, atendendo assim os principais objetivos do PIBID.