Por que o afeto é importante para a política? Implicações teórico-estratégicas
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8939Palavras-chave:
afeto, teoria de currículo, teoria do discursoResumo
O presente trabalho reivindica o afeto como mais uma dimensão a ser considerada na produção das políticas curriculares em sua condição constitutiva. Propõe um debate acerca das implicações teórico-estratégicas dos afetos a partir da incorporação da perspectiva discursiva de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Para tal empreitada, opera com as lógicas do social e do político, como também a partir da lógica fantasmática, seguindo a argumentação de Jason Glynos e David Howarth. Num duplo gesto, essa argumentação coloca em causa a naturalização do caráter paradigmático do pensamento cartesiano e argumenta em defesa das práticas articulatórias como uma opção teórico-estratégica para pôr a significação em movimento e explorar jogos de linguagem que deem passagem aos afetos na política.
Palavras-chave: afeto; política de currículo; teoria do discurso.
Downloads
Referências
BOVE, Laurent. Sobre o princípio do conhecimento dos afetos em Espinosa: causalidade e esforço sem objeto na Ética III. Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae - Publicações, Jornal Digital Dos Membros, Alunos E Ex-Alunos, 2009.
BIGLIERI, Paula; PERELLÓ, Gloria. Los usos del psicoanálisis em la teoria de la hegemonia de Ernesto Laclau. Buenos Aires: Grama Ediciones, 2012.
CARVALHO, Janete Magalhães; SILVA, Sandra S. KRETLI; DELBONI,
Tânia Mara Zanotti G. F.. The Power of Affections in the Curriculum Discursive Practices: Possibilities of the Development of a Relationship-Curriculum. Transnational Curriculum Inquiry, 14-23, 2016. http://nitinat.library.ubc.ca/ojs/index.php/tci
CLARKE, Matthew. The (absent) politics of neo-liberal education policy. Critical Studies in Education, 53(3), 297-310, 2012.
FINK, Bruce. O sujeito lacaniano. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
BURITY, Joanildo; OLIVEIRA, Gustavo Gilson. Discourse Theory, Psychoanalysis, and Logics of Critical Explanation, Revista Sul-Americana de Ciência Política, v. 6, n. 1, 1-23, 2020.
GILBERT, Jeremy. ‘Signifying Nothing: 'Culture', 'Discourse' and the Sociality of Affect’ Culture Machine, 6, 2004.
GLYNOS, Jason; HOWARTH, David. Logics of Critical Explanation in Social and Political Theory. London/ New York: Routledge, 2007.
GLYNOS, Jason; HOWARTH, David. Explicação Crítica em Ciências Sociais: a abordagem das lógicas. In: LOPES, Alice C.; OLIVEIRA, Anna L. A. R. M.; OLIVEIRA, Gustavo G. S. de (Org.). A teoria do discurso na pesquisa em educação. Recife: UFPE, 2018. p. 133-67.
GLYNOS, Jason, KLIMECK, Robin, WILLMOTT, Hugh. Cooling Out The Marks.
The ideology and politics of the financial crisis. Journal of Cultural Economy, Vol. 5, No. 3, August, 2012.
GLYNOS, Jason; STAVRAKAKIS, Yannis. Encuentros del tipo real. Indagando los límites de la adopción de Lacan por parte de Laclau. In S. Critchley & O. Marchart, Laclau: aproximaciones críticas a su obra. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2008, p. 249-267.
GLYNOS, Jason; STAVRAKAKIS, Yannis. Politics and the unconscious – An interview with Ernesto Laclau. 1755-6341 Subjectivity Vol. 3, 3, 231–244 www.palgrave-journals.com/sub/ ; Macmillan Publishers Ltd., 2010.
GREEN, Bill. Engaging Curriculum: Bridging the Curriculum Theory and English Education Divide. London/ New York: Routledge, 2019.
HOWARTH, David. Pluralizing Methods: Contingency, Ethics, and Critical Explanation. https://www.researchgate.net/publication/267301052. 2009.
FINK. Bruce. O sujeito lacaniano: entre a linguagem e o gozo. Rio de Janeiro: Zahar,1998.
LACLAU, Ernesto. La razón populista. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009.
LACLAU, Ernesto. Emancipação e diferença. coordenação e revisão técnica geral, Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011a, 222p.
LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e Estratégia Socialista. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2011.
LACLAU, Ernesto. New Refletions on the revolution of our time. London: Verso, 1990.
LOPES, Alice Casimiro. Mantendo o conhecimento na conversação curricular, porém via discurso: um diálogo com Gert Biesta. Revista de Educação (PUC-Camp.), Campinas, 19(2):99-104, maio/ago., 2014.
LOPES, Alice Casimiro. Sobre a decisão política em terreno indecidível. In: Alice Casimiro Lopes; Marcos Siscar. (Org.). Pensando a política com Jacques Derrida - responsabilidade, tradução, porvir. São Paulo: Cortez, 2018a, v. 1, p. 83-116.
LOPES, Alice Casimiro. Políticas de currículo em um enfoque discursivo: notas de pesquisa. In: LOPES, Alice C.; OLIVEIRA Anna Luiza Martins; OLIVEIRA Gustavo Gilson. (Org.). A Teoria do Discurso na Pesquisa em Educação. Recife: Editora da UFPE, 2018b, v. 1, p. 133-167.
LOPES, Alice Casimiro. Articulações de demandas educativas (im)possibilitadas pelo antagonismo ao “marxismo cultural”. Archivos Analíticos De Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 27, p. 109-129, 2019.
LOPES, Alice Casimiro; BORGES, Veronica. Formação docente, projeto impossível. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 45, p. 486-507, 2015.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Currículo e cultura: o lugar da ciência. In: José Carlos Libâneo; Nilda Alves. (Org.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012, v. 1, p. 152-166
MACEDO, Elizabeth; MILLER, Janet L.. Políticas públicas de currículo: autobiografia e sujeito relacional. Práxis Educativa (Uepg. Online), v. 13, p. 948-965, 2018.
MATUS, Claudia. Los Usos Del Afecto En El Currículum Escolar, Belo Horizonte: Educação em Revista. v.32, n.02, p. 111-130. Abril-Junho 2016.
MILLER, Janet. Teorização do currículo como antídoto contra/na cultura da testagem, Revista e-Curriculum. São Paulo, v. 12, n. 03 p. 2043 - 2063 out./dez. 2014.
OLIVEIRA, Gustavo Gilson; OLIVEIRA, Anna Luiza; MESQUITA, Rui (2013). A Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe e a Pesquisa em Educação, Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, out/dez. pp. 1327-1349.
PINAR, William. International handbook of curriculum research. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2003.
SALTER, Leon A. Populism as a fantasmatic rupture in the post- political order: integrating Laclau with Glynos and Stavrakakis, Kōtuitui: New Zealand Journal of Social Sciences Online, 11:2, 116-132, 2016.
STAVRAKAKIS, Yannis. Lacan y lo politico. Buenos Aires: Prometeo, 2007.
STAVRAKAKIS, Yannis. The Lacananian Left. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006.
VEIGA-NETO, Alfredo. MACEDO, Elizabeth. Estudos do Currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno? ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.9, n.esp., p. 234-252, out., 2008.
ZIZEK, Slavoj. Mas allá del analisis del discurso. In: E. Laclau, Nuevas reflexiones sobre la revolucion de nuestro tiempo. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión. (1990/2000), p. 257-267.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Práxis Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.