Construção de práticas pedagógicas na educação básica em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9099Palavras-chave:
Formação de professores, Pandemia Covid-19, Prática docenteResumo
Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório uma vez que busca maior familiaridade com a problemática investigada: compreender o processo de construção práticas docentes na educação infantil e nos anos iniciais – ensino fundamental para o ensino remoto, decorrente da pandemia da Covid-19, vivido por sete professoras experientes que atuam como mentoras e as características dessas práticas. A partir da perspectiva de análise de prosa buscando investigar o significado dos dados, analisaram-se prioritariamente tarefas produzidas pelas professoras-mentoras e solicitadas pelo grupo de pesquisa no âmbito da mentoria em 2020. Foram levadas em conta, de modo complementar, as conversas das reuniões com a equipe de formação/pesquisa e mensagens trocadas, via WhatsApp, entre as professoras e a equipe. A análise processual dos dados possibilitou identificar/compreender: i. um novo sentido da prática docente, ii. algumas características das condições de trabalho dessas professoras e iii. as práticas de ensino construídas para o ensino remoto.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Texto, contexto e significado: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, [S.l.], v.45, p.66-71, maio, 1983.
ROCHA, Eloisa Acieres Candal; BUSS-SIMAO, Marcia. Infância, Experiência e Educação: apontamentos a partir de reflexões sobre a pequena infância. Childhood & Philosophy, v. 14, n.29 p. 27-42, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30577>. Acesso em: 23 fev. 2019.
CASTRO, Mayara Alves de; VASCONCELOS, José Gerardo; ALVES, Maria Marly. Estamos em casa!: Narrativas do cotidiano remoto da educação infantil em tempo de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–17, 2020. Disponível em: <10.47149/pemo. v2i1.3716>. Acesso em: 09 jul. 2021.
CARRILLO, Carmen; FLORES, Maria Assunção. COVID-19, and teacher education: a literature review of online teaching and learning practices, European Journal of Teacher Education, v. 43, n. 4, p. 466-487, 2020. Disponível em <10.1080/02619768.2020.1821184>. Acesso: 04 jan. 2021.
FLORES, Maria Assunção; GAGO, Marília. Teacher education in times of COVID-19 pandemic in Portugal: national, institutional and pedagogical responses, Journal of Education for Teaching, v. 46, n. 4, 2020. p. 507-516. Disponível em: <10.1080/02607476.2020.1799709>. Acesso: 04 jan. 2021.
GATTI, Bernadete Angelina, BARRETO, Elba Siqueira de Sá, ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de, ALMEIDA Patrícia Cristina Albieri de Almeida. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, n. 8, p. 7‑22, dez., 2009. Disponível em: <http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/130>. Acesso em: 10 nov. 2011.
MATOS, São Pedro Barreto Matos, HIGUCHI, Patricia Caroline Fiorante; OLIVEIRA, Suzana Maria de Andrade. Desafios da Educação Infantil acerca do ensino remoto. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 12, p. 1-17, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-345>. Acesso em: 09 jul. 2021
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoleti; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Aprender a Ser Mentora: um estudo sobre reflexões de professoras experientes e seu desenvolvimento profissional. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 113-133, jan./abr. 2019. Disponível em: <https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/mizukami-reali.pdf>. Acesso em: 10 maio 2019.
MOREIRA, José Antônio; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, maio, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438>. Acesso: 04 jan. 2021.
PÉREZ-GÓMEZ, Ángel Ignácio. Ser docente en tiempos de incertidumbre y perplejidad. Márgenes, Revista de Educación de la Universidad de Málaga, v. 0, n. 0, 2019, p 3-17. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.24310/mgnmar.v0i0.6497>. Acesso: 05 julho 2020.
PRÍNCIPE, Lisandra; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Condições de trabalho na fase de indução profissional dos professores. Currículo sem fronteiras, v.19, n.1, p. 60-80, jan/abr.2019. Disponível em: <https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/princepe-andre.pdf>. Acesso em: 10 maio 2019.
ROCHA, Eloisa Acieres Candal. A pedagogia e a educação infantil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 16, p. 27-34, abr. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&
pid=S1413-24782001000100004&lng=en&nrm=isso>. Acesso em: 12 mar. 2018.
ROLDÃO, Maria do Céu. Formação de professores e desenvolvimento profissional. Rev. educ. PUCCamp., Campinas, 22(2):191-202, maio/ago., 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3638>. Acesso em: 12 maio 2018.
RODGERS, Carol; SCOTT, Katharine. The development of the personal self and professional identity in learning to teach. In: COCHRAN-SMITH, Marilyn; FEIMAN-NEMSER, Sharon; MCINTYRE, Jonh; DEMRS, Kelly. (Eds.), Handbook of research on teacher education. New York: Macmillan, 2008, p. 732–755.
SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. In: SHULMAN, Lee; WILSON Suzanne. (Ed.). The wisdom of practice: essays on teaching, learning, and learning to teach. 1. ed. United States of America: Jossey-Bass, 2004. p. 189-215.
VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar. As quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Práxis Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.