Educação básica integral na rede federal: análise do curso técnico em eletrotécnica
Keywords:
Ensino Médio Integrado, Educação Profissional, Currículo IntegradoAbstract
Esse trabalho tem o objetivo de identificar as práticas integradoras no âmbito do Curso Técnico em Eletrotécnica do IFES Campus Vitória. Orientado pela perspectiva marxista, metodologicamente, a pesquisa se estrutura com base na análise documental do Projeto de Curso e análise qualitativa das reuniões do grupo focal. A integração do ensino médio com ensino técnico na matriz curricular do curso Técnico em Eletrotécnica apesar de representar um avanço ainda padece de certa fragmentação e justaposição das disciplinas e dos conteúdos. Além da questão que envolve os processos de formação da identidade docente, para que haja integração se faz necessária uma gestão que promova o encontro permanente dos espaços, dos tempos, dos saberes e dos profissionais envolvidos. Os docentes indicam muitas dificuldades na execução da integração curricular, mas também tomam importantes iniciativas buscando integrar tempos, conteúdos e espaços no movimento de realização do trabalho docente.
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