DIFICULDADES NO SABER FAZER DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA ESCOLA INCLUSIVA

Authors

  • Lourdes Anésia Jesuina dos Santos
  • Ana Cristina Santos Duarte

Keywords:

Ensino de Ciências., Escola inclusiva, Dificuldades do professor.

Abstract

O presente artigo é parte de uma dissertação de mestrado realizada a partir de uma formação continuada com cinco professores que lecionam Ciências em uma escola inclusiva, no Ensino Fundamental II. Este artigo tem como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas por professores de Ciências no processo ensino-aprendizagem na perspectiva inclusiva. Trata-se de uma pesquisa descritiva embasada na abordagem qualitativa. Participaram 05 professores de ciências que responderam a uma entrevista semiestruturada, para a obtenção dos dados e para a análise dos dados utilizamos a Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que as principais dificuldades enfrentadas pelos professores de Ciências são a falta de condições materiais, a superlotação em sala, a falta de cursos de formação continuada e falta de conhecimento sobre as necessidades especiais dos discentes. Pudemos constatar que os docentes acreditam na escola inclusiva, porém, requer constantes espaços de reflexão e formação continuada sobre a temática da inclusão, considerado as possibilidades de reflexões e redirecionamento do saber fazer dos professores no Ensino de Ciências.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001, que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, 2001. Disponível em: http://portal. mec.gov.br/cne/arquivos pdf.

_______. Convenção Interamericana para a Eliminação e Todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas Portadoras de Deficiência, Convenção da Guatemala, 1999. Disponível em http://portal. mec.gov.br.

_______. Lei nº 9.394, de 23 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1996.

_______. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), 2015. Disponível em: jttp://www.planalto.gov.br/ccivil-03/ato2015.

________. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial - MEC/SEESP, 2008. Disponível em: www.mec.gov.br/seesp>. Acesso em: 18. fev. 2015.

________. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno, Brasília, 2015.

_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais: Ensino de 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

CARVALHO, R. E. Educação Inclusiva: com os pingos nos is. Porto Alegre: Mediação, 2004.

DUARTE, A. C. S. et al. Educar e aprender na diversidade: um caminho para a inclusão. Curitiba: Appris, 2015.

LIPPE. E M. O.; CAMARGO. E. P. O ensino de Ciências e seus desafios para a inclusão: o papel do professor especialista. In: NARDI, R. (org.) Ensino de Ciências e Matemática, I: temas sobre a formação de professores [online]. São Paulo: UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 258 p. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: mai. de 2016.

LÜDKE, Menga, Marli E. D. A. André. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MANTOAM. M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MORAES R.; GALLIAZZI C. M. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

PIMENTEL, Suzana C. (Com) viver (com) a Síndrome de Down em escola inclusiva: mediação pedagógica e formação de conceitos. 2007. 212 f. Tese (Doutorado) Universidade Federal da Bahia -Faculdade de Educação, Salvador, 2007.

UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994.

_______. Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Conferência Jomtien, 1990.

VIGOTSKI Lev Semenovich. A Defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança normal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, dez. 2011. 863.

Published

2018-12-18

How to Cite

dos Santos, L. A. J., & Duarte, A. C. S. (2018). DIFICULDADES NO SABER FAZER DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA ESCOLA INCLUSIVA. Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue Between the Sciences, 7(2), 263–277. Retrieved from http://app-testes-periodicos.uesb.br/rbba/article/view/4650