Caracterizando el pensamiento metacognitivo del profesor de Física en formación

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11186

Palavras-chave:

Ensino, Filosofia da Ciência, Formação de Professores

Resumo

Formar professores de física em formação inicial para a metacognição é um exercício ainda pouco explorado. Foram planejadas e executadas atividades baseadas na epistemologia da física, caracterizando seu pensamento metacognitivo. A coleta de dados foi no curso "Epistemologia da Física para o Ensino" de uma universidade pública de Bogotá. A análise dos dados ocorreu na metodologia de pesquisa qualitativa, especificamente por meio da análise do discurso, a partir de áudios e vídeos das atividades realizadas. A sequência temática do curso tratou de aspectos como observabilidade da natureza, perfis epistemológicos de conceitos científicos, entraves epistemológicos nos discursos de quem fala sobre física e visões sobre a Natureza da ciência. Os resultados indicam que os professores em formação desenvolveram habilidades de autoavaliação, reconhecendo seu processo de aprendizagem e projetando seus discursos para a docência. Apresentaram também autorregulação para enriquecer sua linguagem, modificando suas formas de dar sentido à construção do conhecimento em física e, no ensino de física, bem como um processo de conscientização da importância de assumir a metacognição como critério norteador de sua aprendizagem em vários aspectos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Estefany Sierra Pacheco

Licenciada en Física. Grupo de investigación en Enseñanza y Aprendizaje de la Física. Facultad de Ciencias y Educación. Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Email: lesierrap@correo.udistrital.edu.co

Olga Lucía Castiblanco Abril, Universidad Distrital Francisco José de Caldas

PhD. en Educación para la Ciencia. Docente e investigadora de la Facultad de Ciencias y Educación. Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá, Colombia. E-mail: olcastiblancoa@udistrital.edu.co

Referências

ACEVEDO, José., GARCÍA, Antonio., ARAGÓN, María del Mar. Naturaleza de la ciencia. In J. Acevedo, A. García, A. Aragón, Enseñar y aprender sobre naturaleza de la ciencia mediante el análisis de controversias de historia de la ciencia. Madrid-España: Iberciencia, 2017. p. 9-14

ALVAREZ, Juan. Evaluar para conocer, examinar para excluir. Madrid: Morata S.L., 2007.

BACHELARD, Gastón. La formación del espíritu científico: contribución a un psicoanálisis del conocimiento objetivo. 22ª ed. México: Siglo XXI Editores, 1984.

CASTIBLANCO, Olga. Una perspectiva pedagógica a propósito de Dirac, 2003. Tesis (Maestría en Docencia de la Física)-Facultad de Ciencia y Tecnología. Universidad Pedagógica Nacional, Bogotá, 2003.

CASTIBLANCO, Olga. Uma estruturação para o ensino de didática da Física na formação inicial de professores: contribuições da pesquisa na área, 2013. Tesis (Doctorado en Educación para la Ciencia) - Faculdade de Educação. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, SP. Brasil, 2013.

CASTIBLANCO, Olga; NARDI, Roberto. Didáctica de la Física. Sao Pablo, Brasil. Editorial Escrituras, Livraría da Física, 2022.

CASTIBLANCO, Olga; VIZCAINO, Diego. Re(conocimiento) de la disciplina a partir de ejercicios metacognitivos. Revista Internacional de Aprendizaje en Ciencia, Matemáticas y Tecnología, v. 5, n. 1, p.29-39, 2018.

CASTIBLANCO, Olga; VIZCAÍNO, Diego. Obstáculos epistemológicos en el aprendizaje de algunos conceptos de Física, pp.180-205. In A. Shigunov, A. Coelho, D. Strieder, & I. Forunato, A formaçao de professores de Física em discussao: pasado, presente e perspectivas, Itapetininga, Brasil: Ediçoes Hipotese, 2020.

CORRÊA, Nancy; PASSOS, Marinez; ARRUDA, Sergio. Metacognition and relationships with knowledge. Ciênc. Educ., v. 24, n. 2, p. 517-534, 2018.

DANTAS, Claudio; MASSONI, Neusa; DOS SANTOS, Flavia. A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica: uma temática com muitas questões em aberto. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v. 1, n. 43, 2017.

FLICK, Uwe. Introducción a la Investigación Cualitativa. Ediciones Morata, 2004.

HEISENBERG, Werner. Problemas filosóficos de la Física de las partículas elementales. Real Academia de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales, 1925.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN, CULTURA Y DEPORTE, ESPAÑA, MECD. Criterios de evaluación y estándares de aprendizaje evaluables de la materia Física y Química de 4º de ESO, 2015.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In Nóvoa, A. Os professores e a sua formação. Dom Quixote, 1992.

ORLANDI, Enni. Análisis del discurso. Principios y procedimientos. LOM Ediciones, UMCE, 2012.

OSSES, Sonia, & JARAMILLO, Sandra. Metacognición: un camino para aprender a aprender. Estudios Pedagógicos, XXXIV, n1, p.187-197, 2008.

PAPALEONTIOU-LOUCA, E. Metacognition. In D. Phillips. Encyclopedia of Educational Theory and Philosophy, SAGE Publications, Inc, 2014, p.523-526.

PASQUARELLI, Vicente., OLIVEIRA, Thais. Aprendizagem baseada em projetos e formação de professores: uma possibilidade de articulação entre as dimensões estratégica, humana e sócio-política da didática. Góndola, Enseñ Aprend Cienc, v. 12, n. 2, p.186-203, 2017.

SIERRA, Laura. La epistemología en la formación del profesor para la didáctica de la física, 2021. Trabajo de Grado (Licenciatura en Física)-Facultad de Ciencias y Educación. Universidad Distrital Francisco José de Caldas-UDFJC, Bogotá, 2021.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Editora Vozes, 2005.

VIAU, Javier; MORO, Lucrecia. El Perfil Epistemológico de Bachelard y los Módelos Didácticos: La Transferencia Epistemológica en Alumnos de Nivel Medio. Cuadernos de educación, año 9, n. 9, p.153-164, 2011.

WHITE, Barbara; FREDERIKSEN, John. Inquiry, Modeling, and Metacognition: Making Science Accessible to All Students. Cognition and Instruction, v. 16, n. 1, p.3-118, 1998.

ZEICHNER, K. Formando professores reflexivos para a educação centrada no aluno: possibilidades e contradições. In R. Barbosa, Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

Sierra Pacheco, L. E., & Castiblanco Abril, O. L. (2022). Caracterizando el pensamiento metacognitivo del profesor de Física en formación. Revista De Iniciação à Docência, 7(2), 188–207. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11186