

1 PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO
1.1 Idioma: serão aceitas contribuições em português, com o respectivo resumo nas línguas portuguesa e inglesa.
1.2 Especificações gerais: o artigo deve conter o máximo de laudas dependendo do tipo de trabalho, isso incluindo referências e ilustrações. O artigo deverá ser estruturado com os seguintes itens: folha de rosto (apenas título em português e inglês), resumo/abstract, introdução, métodos, resultados, discussão, conclusão, referências. Artigos de natureza qualitativa podem juntar os itens Resultados e Discussão ou apresentarem nomeações específicas dos itens, mas respeitando a lógica estrutural de artigos científicos. Todos os itens devem ser iniciados em uma nova página.
Seçôes:
1.2.1 Juntamente com o manuscrito deve ser enviado como documento suplementar a declaração da existência ou não de conflitos de interesses (Link:https://drive.google.com/file/d/1MebXkqMGLWYeN_5VOPuQIWlJUoVKbfsD/view) e a declaração de tranferência dos direitos autorais (Link:https://drive.google.com/file/d/1PkeWIzSfZfIzTJ1qD0Y80VW0CxGklz1d/view).
1.3 Formatação
a) Título em português e inglês: centralizado, negrito, fonte Calibri, tamanho 14, letras em CAIXA ALTA. Duas linhas após especificar o título em língua inglesa com a mesma formatação;
b) Autores/Filiação: Em se tratando de artigos que deverão passar pela avaliação por pares, todos os dados dos autores, bem como qualquer informação que os identifique deverão ser informadas somente no local indicado pelo sistema, NÃO devendo portanto estar contidas no arquivo de texto submetido, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista conforme as instruções a seguir:
Os autores do documento devem excluir do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
c) Autores/Quantidade: Será respeitada a quantidade máxima de cinco autores(as) por artigo. Em caso excepcional será avaliada a possibilidade da adição de mais autores(as) conforme a justificativa apresentada.
d) Órgãos e instituições financiadoras: quando for o caso, citar apenas no local indicado pelo sistema, NÃO devendo portando estar contidas no manuscrito submetido.
1.3.1 Resumo
Todos os artigos submetidos à Revista Saúde.Com, com exceção das contribuições enviadas às seções Resenha ou Cartas, deverão ter resumo na língua portuguesa e em inglês.
a) O resumo deverá ser confeccionado em parágrafo único, contendo o texto para Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões. Porém, não mencionar no resumo os itens que compõem a estrutura do manuscrito.
b) Resumo em português: conterá no máximo de 1500 caracteres com espaço e três a seis palavras-chave de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde - DECs.
c) Resumo em inglês (abstract): será a tradução do resumo em português para língua inglesa e conterá três a seis palavras-chave (keywords) correspondente ao descritor em português e de acordo com Medical Subject Headings – MESH.
1.3.3 Introdução, métodos, resultados, discussão, conclusões, agradecimentos:
a) Corpo: o manuscrito deve ser apresentado em folha A4, margem superior, inferior, direita e esquerda iguais a 2,5 cm. O texto deve possuir espaço 1,5 (entrelinhas), fonte Calibri, tamanho 12. Numerados no canto superior direito.
b) Observações: notas de rodapé e anexos não serão aceitos.
1.3.4 Colaboradores
Deverão ser especificadas, apenas via sistema, as pessoas, organizações, ou serviços que contribuíram para o conteúdo ou ofereceram apoio financeiro ou logístico para o trabalho apresentado na submissão.
1.3.5 Referências
As referências citadas deverão ser listadas ao final do artigo, em ordem numérica, seguindo FIELMENTE as normas gerais do estilo Vancouver originais. Devem ser numeradas (por números arábicos sobrescritos) de forma consecutiva de acordo com a ordem em que aparecem os autores que forem sendo citados no texto e listadas ao final do artigo na seção Referências.
Exemplo
1) Na visão de Pereira³ os modos de conduzir a vida permeiam várias instâncias dentro de um contexto social.
2) Os modos de conduzir a vida são traçados nas várias instâncias dentro de um contexto social³ .
Com relação as referências citadas somente em tabelas e figuras devem ser numeradas a partir do número da última referência citada no texto. Quando a citação e/ou referências forem trabalhadas com auxilio de algum software (EndNote®, Reference Manage®, Zotero, etc.) transformar as citações e referências em texto.
Lembrando que a veracidade das informações contidas na lista de referências é de responsabilidade do(s) autor(es). Para tanto, leia atentamente os exemplos no anexo 1.
1.4 Ilustrações
1.4.1 Informações Gerais
Os seguintes tipos de ilustrações serão aceitos: gráficos, mapas, fotografias, organogramas, fluxogramas e tabelas. Todas as ilustrações devem possuir um título e serem enviadas em formato de alta qualidade (ver item 1.4.2). Não incluir as ilustrações no corpo do texto. Deve-se especificar, no corpo do manuscrito, a ilustração que será incluída como no exemplo:
Exemplo
<inserir figura 3> e/ou
<inserir mapa 1>
As ilustrações devem ser enviadas em arquivos separados. Os nomes dos arquivos das ilustrações deverão corresponder ao proposto no manuscrito. Exemplo: (...) Como visto na tabela 1(..). O arquivo da tabela 1 será nomeado como tabela1.wmf (neste exemplo um arquivo Windows Metafile).
1.4.2 Gráficos, Mapas, Fotografias, Organogramas e Fluxogramas
Formatos de arquivos aceitos:
1.4.3 Tabelas
O número máximo de tabelas e/ou figuras deverá ser de cinco.
Resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual (máximo de 20 laudas)
Revisão crítica da literatura sobre temas pertinentes à saúde (máximo de 20 laudas)
Com o objetivo de expressar a opinião sobre assunto pertinente à Saúde devendo conter: resumo, abstract, introdução, tópicos de discussão, considerações finais e referências bibliográficas. O número de referências bibliográficas não deverá exceder a 15 (máximo de 10 laudas).
Inclui descrições de experiências acadêmicas ou assistenciais ou de extensão (máximo 10 laudas)
Sua estrutura deve seguir a de trabalhos em geral, o resumo não deve conter mais que 250 palavras (máximo de 10 laudas).
nota prévia, relatando resultados parciais ou preliminares de pesquisa (máximo de 10 laudas).
resenha crítica de livro relacionado ao campo temático da RSC, publicado nos últimos dois anos (máximo de 10 laudas).
crítica a artigo publicado em fascículo anterior de CSP ou nota curta, relatando observações de campo ou laboratório (máximo de 8 laudas).
com o objetivo de expressar a opinião sobre assunto pertinente à Saúde devendo conter: resumo, abstract, introdução, tópicos de discussão, considerações finais e referências bibliográficas. O número de referências bibliográficas não deverá exceder a 15 (máximo de 10 laudas).
Os autores assinados transferem todos os direitos autorais deste artigo para a Edições UESB, caso o mesmo seja publicado na Revista Saúde.Com. Os autores-assinados garantem que o artigo é original (não foi publicado previamente), não infringe qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade de terceiros e não está sendo avaliado para publicação em outro periódico. Nota: Além de concordar com este termo no momento da submissão, um documento, de acordo com este modelo, com a assinatura de todos os autores incluídos no sistema deve ser submetido como documento suplementar junto com a Divulgação de potencial conflito de interesses (modelo).
O artigo aceito para publicação será licenciado sob uma Licença da Creative Commons Atribuição (CC-BY) que permite que outros compartilhem o trabalho desde que seja dado o reconhecimento da autoria e publicação inicial da obra nesta revista.