A DE AÚ B DE BERIMBAU C DE CAPOEIRA: TRAJETÓRIA ESCOLAR DE UMA MULHER NEGRA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v3i1.12012

Palabras clave:

Capoeira, Recôncavo baiano, Trajetória escolar, Mulheres negras

Resumen

O presente artigo versa sobre a trajetória escolar de uma professora de capoeira, moradora de um município localizado no Recôncavo Baiano. Em março de 2020, ouvimos a trajetória escolar de Fortaleza, uma mulher negra.  Este texto está dividido em três seções: na primeira, tratamos dos percursos metodológicos, que contou com a utilização de abordagem qualitativa e entrevista semiestruturada; na segunda, tratamos dos referenciais teóricos apresentando os conceitos fundamentais para a análise; na terceira, temos duas subseções em que analisamos a trajetória de vida da entrevistada lançando mão dos aportes teóricos. Ao longo do texto surgiram aspectos que relacionam sua trajetória escolar com as fases de sua trajetória na capoeira, fazendo-nos perceber que sua vivência em ambiente escolar foi diferenciada, simultaneamente, por sua inserção e empenho na prática desde a década de 1990, bem como, pelos impactos da Constituição do Estado da Bahia de 1989, na história da educação da população negra baiana.

Descargas

Biografía del autor/a

Míghian Danae Ferreira Nunes, Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês (BA).

Ariana Lais da Silva, Professora na rede municipal de São Paulo - SP

Bacharela em Humanidades e graduada em Pedagogia pela Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); professora na rede municipal de São Paulo - SP

Citas

ALMEIDA, Giane E. S. de. História da educação escolar de mulheres negras: as políticas públicas que não vieram… Intermeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v.15, n.30, p. 219-232, jul./dez. 2009a. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/270224775.pdf Acesso em: 22 out. 2021.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Porto, Porto Editora, 1994.

ALMEIDA, Giane E. S. de. Entre Palavras e Silêncios: Memórias da Educação de Mulheres Negras em Juiz de Fora – 1950/1970. 2009b. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2009b. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1 56361 Acesso em: 22 out. 2021.

CARVALHO, Marcelo P. História da educação da população negra: o estado da arte sobre educação e relações étnico-raciais (2003-2014). Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 69, p. 211-230, maio/jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/v34n69/0104- 4060-er-34-69-211.pdf Acesso em: 22 out. 2021.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos a gênero. Estudos Feministas, Florianópolis, v.10, n.1, 1º semestre de 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ref/v10n1/11636.pdf Acesso em: 22 out. 2021.

CRUZ, M. dos S. Uma abordagem sobre a história da educação dos negros. In: ROMÃO, J. (org.). História da Educação do negro e outras histórias. Brasília: MEC, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 21-34. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/historia_educacao_negro.pdf Acesso em: 22 out. 2021.

DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Editora UFPR: Educar em Revista, Curitiba, n.24, p.213-225, 2004. Disponível em:

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-

&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 22 out. 2021.

EVANGELISTA, José C. S. et al. A política do transporte escolar na educação do campo: impactos e desafios na realidade escolar. Vitória da Conquista: Seminário Gepráxis, v. 6, n. 6, p 2071-2086, 2017. Disponível em:

http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/viewFile/7344/7121 Acesso em: 04. mar. 2020.

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.

EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, (coleção Vozes da Diáspora Negra, Volume 1), p. 21, 2008.

FERRARO, Alceu R. Escolarização no Brasil: articulando as perspectivas de gênero, raça e classe social. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.2, p. 505-526, maio/ago. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n2/a06v36n2.pdf Acesso em: 22 out. 2021.

FERRARO, Alceu R. Gênero, raça e escolarização na Bahia e no Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa, v.39, n.138, p. 813-835, set./dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v39n138/v39n138a07.pdf Acesso em: 22 out. 2021.

FILHO, R.B.S.; ARAÚJO, R.M.L. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 35-48, jan.-jun. 2017 Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/24527. Acesso em: 22 out. 2020.

GOMES, Nilma L. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: Educação anti-racista: Caminhos Abertos pela Lei 10.639. – Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

GOMES, Maria C.; OLIVEIRA, Andreza A.; ALCARÁ, Adriana R. Entrevista: um relato de aplicação da técnica. Londrina: VI Seminário em Ciência da Informação. 2016. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2016/secin2016/paper/viewFile/359/175 Acesso em: 22 out. 2021.

GONÇALVES, Maria A. R.; PEREIRA, Vinícius O. A proposta do Programa Mais Educação para introdução da capoeira na escola: reflexões sobre as possibilidades e limites do trabalho com a cultura afro-brasileira no espaço escolar. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 14, n. 34, 2016.

KAPPAUN, Eduardo Â. M. Hierarquia numa instituição de Candomblé Ketú. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Ciências Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007.

MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA UNILAB. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Sistema de Bibliotecas da Unilab. ˗ Acarape, CE, 2020.

MANZINI, Eduardo J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p.149- 158, 1990/1991.

MANZINI, Eduardo J. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. Marília: UNESP, [s.d], n. p. Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3145622/mod_resource/content/1/Entrevista%20sem i%20estruturada%20estudo%20UNESP%20Mari%CC%81lia.pdf Acesso em: 22 out. 2021.

MOURA, Clóvis. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Editora Ática S/A, 1988.

MOURE, Óscar C. A escolarização da capoeira como indutora da educação em e para os direitos humanos. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural) – Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Universidade de Brasília, Brasília, 2015, p.19-24.

MUNANGA, Kabengele. Origens africanas do Brasil contemporâneo: histórias, línguas, culturas e civilizações. [S.l: s.n.], 2009.

NASCIMENTO, Silvana Silva do. Saúde da mulher negra brasileira: a necessária intersecção em raça, gênero e classe. Cadernos do CEAS: Revista crítica de humanidades, [S.l.], n. 243, p. 91-103, jul. 2018. ISSN 2447-861X.

NOGUEIRA, Cláudio M. M.; FORTES, Maria F. A. A importância dos estudos sobre trajetórias escolares na Sociologia da Educação contemporânea. Universidade FUMEC: Paidéia: Revista do curso de Pedagogia da Universidade FUMEC. Ano III, nº 2, 2004, p. 57- 74.

NUNES, Míghian D. F. Histórias de Ébano: professoras negras de educação infantil na cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

REES, Dilys Karen. Considerações sobre a pesquisa qualitativa. Revista Signótica, Goiânia: v. 20 n. 2, p. 253- 274, jul./dez. 2008.

ROLNIK, Raquel. Territórios negros nas cidades brasileiras: etnicidade e cidade em São Paulo e Rio de Janeiro. In: Renato Emerson dos Santos (Org.). Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: o negro na geografia do Brasil. Autêntica Editora, 2007, p. 75-90.

SANTOS, Alda Q. O ensino médio na Bahia e os ginásios/escolas polivalentes: a iniciação para o trabalho. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2010.

SILVA, Eliane G. R. et al. A luta das formandas de capoeira: a roda também é delas! Espírito Santo: IV Seminário Internacional de Educação e Sexualidade, 2016.

SIVA, José C. A. O Recôncavo Baiano e suas Escolas de Primeiras Letras (1827-1852): um estudo do cotidiano escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1999.

SOARES, Antonio J. G.; BRANDOLIN, Fabio; AMARAL, Daniela P. Desafios e dificuldades na implementação do programa Mais Educação: percepção dos atores das escolas. Porto Alegre: Educação & Realidade, v. 42, n. 3, p. 1059-1079, jul./set. 2017.

WHITAKER, Dulce C. A. et al. A transcrição da fala do homem rural: fidelidade ou caricatura? [s.d], p. 65-70.

Publicado

2023-02-01

Cómo citar

FERREIRA NUNES, Míghian Danae; DA SILVA, Ariana Lais. A DE AÚ B DE BERIMBAU C DE CAPOEIRA: TRAJETÓRIA ESCOLAR DE UMA MULHER NEGRA. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1–28, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v3i1.12012. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/sertanias/article/view/12012. Acesso em: 18 may. 2025.

Número

Sección

Artigos