BIBLIOTECA E SALAS DE LEITURA: ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO LEITORA NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5130Palavras-chave:
Espaços de ler; Biblioteca e salas de leitura; Formação de professores; Leitura em licenciaturas; Mediação de leitura.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir a função da biblioteca e das salas de leitura na formação inicial dos acadêmicos de Letras e de Pedagogia de três universidades brasileiras. Esses dados são resultado de uma pesquisa realizada na Universidade de Passo Fundo (UPF) dentre 2015 a 2019, que por sua vez, é oriunda do projeto Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação docente, cujas instituições de ensino superior integrantes foram: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), câmpus de Assis, de Marília e de Presidente Prudente, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade de Passo Fundo (UPF). Os dados evidenciaram que a biblioteca e as salas de leitura precisam se tornar espaços de ações leitoras durante a formação inicial desses futuros professores para que enquanto profissionais sejam mediadores de leitura e utilizem desses ambientes para tal ação. Por fim, realizamos uma proposta de prática leitora envolvendo a biblioteca e/ou salas de leitura como espaços para a formação de professores leitores em cursos superiores de Letras e de Pedagogia.
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