BIBLIOTECA E SALAS DE LEITURA: ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO LEITORA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5130

Keywords:

Espaços de ler; Biblioteca e salas de leitura; Formação de professores; Leitura em licenciaturas; Mediação de leitura.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir a função da biblioteca e das salas de leitura na formação inicial dos acadêmicos de Letras e de Pedagogia de três universidades brasileiras. Esses dados são resultado de uma pesquisa realizada na Universidade de Passo Fundo (UPF) dentre 2015 a 2019, que por sua vez, é oriunda do projeto Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação docente, cujas instituições de ensino superior integrantes foram: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), câmpus de Assis, de Marília e de Presidente Prudente, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade de Passo Fundo (UPF). Os dados evidenciaram que a biblioteca e as salas de leitura precisam se tornar espaços de ações leitoras durante a formação inicial desses futuros professores para que enquanto profissionais sejam mediadores de leitura e utilizem desses ambientes para tal ação. Por fim, realizamos uma proposta de prática leitora envolvendo a biblioteca e/ou salas de leitura como espaços para a formação de professores leitores em cursos superiores de Letras e de Pedagogia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Deisi Luzia Zanatta, Católica de Santa Catarina - Centro Universitário, Jaraguá do Sul - SC

Doutora em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Docente na Católica de Santa Catarina - Centro Universitário, unidade de Jaraguá do Sul - SC.

Fabiane Verardi, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Cat´ólica do Rio Grande do Sul (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra (2019). Professora Titular II da Universidade de Passo Fundo, no curso de Letras, no Programa de Pós-Graduação em Letras e Coordenadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo.

Published

2019-08-25

How to Cite

Zanatta, D. L., & Verardi, F. (2019). BIBLIOTECA E SALAS DE LEITURA: ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO LEITORA NA FORMAÇÃO DOCENTE. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5130

Issue

Section

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados