v. 11 n. 1 (2019): LITERATURA E REPRESSÃO POLÍTICA / FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

					Visualizar v. 11 n. 1 (2019): LITERATURA E REPRESSÃO POLÍTICA / FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Organizadores do número:

Márcio Roberto Soares Dias (Estudos Literários e Comparados). Diógenes Cândido de Lima; Janaina de Jesus Santos (Estudos Linguísticos e Aplicados)

Publicado: 2019-08-26

ENTREVISTA

  • DIALOGANDO COM O PROFESSOR VILSON LEFFA

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5391
    Diógenes Cândido de Lima

APRESENTAÇÃO

  • LITERATURA E REPRESSÃO POLÍTICA

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5499
    Márcio Roberto Soares Dias

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados

  • REESCRITAS DA MEMÓRIA – EM CÂMARA LENTA DE RENATO TAPAJÓS: ENTRE O TESTEMUNHO E A AUTOFICÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5157
    Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza, Rosselane Liz Giordani
  • AS SOBREVIVÊNCIAS DOS SIGNOS, A MEMÓRIA INVOLUNTÁRIA DO ESTRANGEIRO E O ESPAÇO URBANO EM RUÍNAS AS REPRESENTAÇÕES DOS SIGNOS DE MUNDANIDADE, AMOR, DE QUALIDADES SENSÍVEIS E ARTE EM MILTON HATOUM

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.4791
    Cacio José Ferreira, Norival Bottos Júnior
  • UMA POÉTICA DE ESCOMBROS: O MOTIVO DA RUÍNA E A MODERNA POESIA AUTOCONSCIENTE

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5119
    Fabiano Rodrigo da Silva Santos
  • MERCEDES NÚÑEZ TARGA: ESCREVER PORQUE SE TEM DE CONTAR ESCRIBIR PORQUE SE TIENE QUE CONTAR

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5151
    Joyce Rodrigues Ferraz-Infante
  • FUGINDO PRA OUTRO LUGAR: O CLUBE DA ESQUINA, UMA POÉTICA DO MOVIMENTO

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5111
    Lauro Wanderley Meller
  • OS DIÁRIOS DIZEM MAIS DO QUE PRETENDEM DIZER: O CASO LIMA BARRETO OS DIÁRIOS DIZEM MAIS DO QUE PRETENDEM DIZER: O CASO LIMA BARRETO

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5000
    Marcio Jean Fialho de Sousa, Ilca Vieria de Oliveira
  • A EXPRESSÃO ARTÍSTICA COMO CONTESTAÇÃO À DITADURA MILITAR EM CINZAS DO NORTE, DE MILTON HATOUM

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5218
    Márcio Miranda Alves
  • “MINHA VOZ ENROUQUECE”: A METONÍMIA NA POESIA DE BORIS PASTERNAK

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5110
    Olga Kempinska
  • A “PANAMÉRICA TROPICALISTA” ATRAVÉS DA LITERATURA CONTRACULTURAL DE JOSÉ AGRIPPINO DE PAULA

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.4975
    Patrícia Marcondes de Barros
  • LITERATURA E REPRESSÃO: UMA ANÁLISE DO CONTO “DODORA”, DE BERNARDO KUCINSKI

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5133
    Suzeli Santos Santana, Cristiano Augusto da Silva
  • O GENOCÍDIO DE CANUDOS COMO TRAUMA E OS SERTÕES COMO RELATO TESTEMUNHAL

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5141
    Zelina Márcia Pereira Beato Szachnowski, Aryadne Bezerra Araújo

APRESENTAÇÃO

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: SABERES, SUJEITOS, POLÍTICAS E CURRÍCULOS

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5502
    Janaina de Jesus Santos, Diógenes Cândido de Lima

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados

  • CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE ESPANHOL ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM BASE EM CURTAS-METRAGENS

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5082
    Aline Silva Gomes
  • ORALIDADE, LEITURA, ESCRITA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TECENDO REFLEXÕES

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5074
    Ângela Cogo Fronckowiak, Carlos René Ayres, Cristiane Dall Cortivo Lebler
  • VIDAS QUE ESCREVEM: PROCESSOS E EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO DE JOVENS POETAS PARTICIPANTES DO SLAM INTERESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5158
    Cirlene Cristina de Sousa, Priscila Lima e Silva, Andrea Lourdes Ribeiro
  • A LÍNGUA INGLESA E AS RELAÇÕES COMERCIAIS: ELEMENTOS E REFLEXÕES

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.4790
    Claudia Bittencourt Pereira, Diógenes Cândido de Lima
  • A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO INICIAL

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5156
    Cremilton De Souza Santana, Diógenes Cândido de Lima
  • PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DE UM ALUNO COM TRANSTORNO FUNCIONAL ESPECÍFICO

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5140
    Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Maria Andreia Batista Blum, Eliziane Manosso Streiechen
  • A AULA DE INGLÊS E O DESMONTE DA EDUCAÇÃO COMO PRÁXIS POLÍTICA: UM PROJETO DE ALIENAÇÃO DO SUJEITO SOCIAL

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5378
    Davi Gonçalves
  • A LINGUÍSTICA COGNITIVA NA SALA DE AULA: ENCAMI-NHAMENTOS POSSÍVEIS

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5010
    Dedilene Alves de Jesus
  • BIBLIOTECA E SALAS DE LEITURA: ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO LEITORA NA FORMAÇÃO DOCENTE

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5130
    Deisi Luzia Zanatta, Fabiane Verardi
  • LINGUÍSTICA APLICADA, SABER GLOCAL E INTERDISCIPLINARIDADE

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5124
    Eliana Márcia dos Santos Carvalho
  • A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS TEÓRICOS POR MEIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA – FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5128
    Elisa Novaski Cordeiro, Francisco Carlos Fogaça
  • FAKE NEWS: O QUE SÃO E COMO INTER(AGEM) NA ERA DA PÓS-VERDADE

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5100
    Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Eduardo Dias da Silva
  • O LUGAR DOS ESTUDOS DE LÍNGUA E LITERATURA LATINA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5076
    Grace Freire Bandeira
  • FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: MULTILETRAMENTOS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM AMBIENTES VIRTUAIS

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5071
    Ilza Leia Ramos Arouche, Dorotea Frank Kersch
  • ANÁLISE DISCURSIVA DA BNCC: CONSTRUÇÃO OU (DES)CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA BRASILEIRA?

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5147
    Ivanise Jurach, Taíse Neves Possani
  • COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5159
    Josimayre Novelli, Elaine de Castro
  • SABERES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA AVALIAR A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NA SALA DE AULA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5134
    Juliana Reichert Assunção Tonelli, Gladys Quevedo-Camargo
  • DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO DE LÍNGUAS A PARTIR DE UM PROTOCOLO DE REFINO DE CORREÇÕES

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5126
    Laura Márcia Luiza Ferreira
  • AUTOCONFRONTAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM INSTRUMENTO PARA RECONFIGURAR SABERES DOCENTES

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5114
    Lidia Stutz, Vera Lúcia Lopes Cristovão
  • LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: AÇÕES FORMATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5080
    Lúcia Gracia Ferreira, Lucimar Gracia Ferreira, Lilian Moreira Cruz
  • O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUA HISTÓRIA COM A LEITURA

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5139
    Patrícia Cardoso Batista, Sheila Oliveira Lima
  • FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSOR FACE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5125
    Sandro Luis Silva, Cirlei Izabel da Silva Paiva
  • PRINCÍPIOS FREIREANOS PARA A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE LÍNGUAS LIBERTADOR

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5149
    Tainá Almeida

ENSAIOS

  • A ENGENHARIA NOTURNA DE MÁRIO FAUSTINO EM O HOMEM E SUA HORA: LEITURA DO POEMA “MITO”

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5221
    Luciano Cavalcanti

NASCENTES

  • TUTAMEIA: A LINGUAGEM E A ESTRUTURA DA OBRA EM SINTONIA COM A (I)LÓGICA DA VIDA

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5437
    Ana Maria Rocha Soares, Márcio Roberto Soares Dias
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA CONTEXTO QUILOMBOLA NO BRASIL DIÁLOGOS COM PESQUISAS ATUAIS

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5028
    Aparecida Pereira dos Santos, Kléber Aparecido da Silva
  • LETRAMENTO LITERÁRIO NO CONJUNTO PENAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA: UM ESPAÇO DE (TRANS)FORMAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5394
    Edilson de Almeida Resende, Lucas Santos Campos
  • SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAS NO ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA SOB A ÓTICA DOS MULTILETRAMENTOS

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.4961
    Elaine Cristina Barbosa Passos, Claúdia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
  • LUAMANDA E SUAS “SETE FACES”: UM OLHAR SOBRE O CONTO “LUAMANDA” DE CONCEIÇÃO EVARISTO

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5389
    Fernanda de Quadros Carvalho Mendonça, Adriana Maria Abreu de Barbosa
  • VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO! ESTRATÉGIAS BIOPOLÍTICAS EM DISCURSOS SOBRE A SEGURANÇA DE SUJEITOS LGBTQ+

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5084
    Glênio Rodrigues Ribeiro Neto, Francisco Vieira da Silva
  • NOS CONTOS, A NEOLOGIA: INOVAÇÕES LEXICAIS EM "FATALIDADE", DE GUIMARÃES ROSA

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.4997
    Jares Gomes Lima
  • UMA ANÁLISE ACERCA DAS RELAÇÕES INTERACIONAIS NO ESPAÇO DISCURSIVO SALA DE AULA À LUZ DO FILME ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5136
    Layane Dias Cavalcante Viana, Nicéia Maria de Figueiredo Souza Melo, Mônica Matos Anunciação
  • UM CORPO ESTRANHO EM "FESTA"

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5116
    Lucca de Resende Nogueira Tartaglia
  • LIRISMO E MELANCOLIA: UMA ANÁLISE DE DOIS POEMAS DE RUY ESPINHEIRA FILHO

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5083
    Pauliany Carla Martins
  • FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO: UMA REALIDADE VIVENCIADA NA EJA

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5144
    Renata da Silva Posso, Isabel Cristina Michelan Azevedo
  • O TELETANDEM COMO ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5145
    Rickison Cristiano de Araújo Silva, Fábio Marques de Souza
  • NA ERA DA MULTIPLICIDADE: FRAGMENTAÇÃO, INTENSIDADE E VIOLÊNCIA NO ROMANCE AS FANTASIAS ELETIVAS

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5014
    Rondinele Aparecido Ribeiro, Francisco Cláudio Alves Marques
  • ANÁLISE DO USO DA PONTUAÇÃO EM PRODUÇÕES DO ENSINO MÉDIO

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5420
    Tatiane Cristina Becher, Sanimar Busse
  • PAIXÃO, SUBVERSÃO E RASURA HISTÓRICA NO ROMANCE NO PAÍS DAS SOMBRAS (1979), DE AGUINALDO SILVA

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5155
    Tiago Calazans Simões, Sandra Maria Pereira do Sacramento
  • A (DES)ORDEM MATRIMONIAL NAS TERRAS DA RAINHA NOTAS SOBRE O ACONTECIMENTO DISCURSIVO E A MEMÓRIA NO CASAMENTO ENTRE O PRÍNCIPE HARRY E A PRINCESA MEGHAN

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5117
    Wilder Kléber Fernandes de Santana, Anísio Batista Pereira, Lucas Rodrigues Lopes

REPERTÓRIO

  • OFICINA DE REESCRITA E CRÍTICA LITERÁRIA EM ATO NA UNIVERSIDADE

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5013
    Violaine Houdart-Merot; Diego Grando

RESENHAS

  • OS HOMENS NÃO AMAM AS MULHERES, DE LUCILENE MACHADO

    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.4910
    Betania Vasconcelos da Cruz Fraga, Altamir Botoso