Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Submissões
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Chamada de Publicação
Indexadores
Buscar
Edições UESB
Portal de Periódicos UESB
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 2 (2019): LÍNGUAS: O TRABALHO COM GÊNEROS, USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES
v. 11 n. 2 (2019): LÍNGUAS: O TRABALHO COM GÊNEROS, USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES
Organizadores do número:
Lucas Campos; Alessandra Cruz de Oliveira
Publicado:
2020-01-29
EXPEDIENTE
PDF
VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados
IMAGENS DA FELICIDADE NOS POEMAS ‘DER UNBEKANNTE GOTT’ E ‘GLÜCK IN DER ANGST”, DE LÁSZLÓ CSIBA
Dionei Mathias
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5450
CORTÉS OU BERNAL DÍAZ? O MISTÉRIO SOBRE O VERDADEIRO AUTOR DE “HISTORIA VERDADERA DE LA CONQUISTA DE NUEVA ESPAÑA”
Dóris Helena Soares da Silva Giacomolli
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5554
APRESENTAÇÃO
ENSINO DE LÍNGUAS: O TRABALHO COM GÊNEROS, USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES
Lucas Santos Campos, Alessandra Cruz de Oliveira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.6194
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados
O DISCURSO PUBLICITÁRIO E A CRIAÇÃO DE PALAVRAS NOVAS: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL
the development of lexical competence
Aderlande Pereira Ferraz
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5575
CRIAÇÃO E RECRIAÇÃO LEXICAL NA ESFERA POLÍTICA: UMA ANÁLISE DOS NEOLOGISMOS RELACIONADOS À ELEIÇÃO 2018
Aline Maria dos Santos Pereira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5550
UTILIZANDO O SKETCH ENGINE A FAVOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO SEGUNDA LÍNGUA
Amanda Maraschin Bruscato
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5518
EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E O USO DAS TECNOLOGIAS
Anderson Luiz Tedesco, Roque Strieder; Tiago Eurico de Lacerda
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5519
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO SISTEMÁTICO E REFLEXIVO DA ORTOGRAFIA: REGULARIDADES MORFOSSINTÁTICAS
MORPHOSSINING REGULARITIES
Cláudia Gonçalves Magalhães, Liliane Pereira Barbosa
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5524
LINGUAGEM AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA: NOVOS SUJEITOS, NOVOS OBJETOS E NOVAS PRÁTICAS
NEW SUBJECTS, NEW OBJECTS AND NEW PRACTICES
Janaina de Jesus Santos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5577
PROBLEMATIZANDO A PESQUISA LINGUÍSTICA SOBRE ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL POR MEIO DE GÊNEROS
Luiz Eduardo Mendes Batista, Maura Alves Freitas Rocha
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5522
A PROBLEMÁTICA DE ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA
Luzonzo Filipe
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5571
MULTILETRAMENTOS NA PRODUÇÃO DO GÊNERO DISCURSIVO MARCADOR DE PÁGINA
Marcelo de Castro
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5954
O ENSINO DO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OS EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCRITA DE JOVENS E ADULTOS
Monick Munay Dantas da Silveira Pinto, Samuel de Carvalho Lima
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5528
EXPERIÊNCIAS COM A TECNOLOGIA DIGITAL TRANSFORMANDO AS PERSPECTIVAS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO: UM ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Patricia Vasconcelos Almeida
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5516
LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: CONSTRUINDO SENTIDO NA EJA
Ramísio Vieira de Souza, Janielly Santos de Vasconcelos Viana, Maria de Fátima Almeida
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5549
A TROCA DE CARTÕES-POSTAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE LEITURA E ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA
Simone Tiemi Hashiguti, Fabiane Lemes, Rogério de Castro Ângelo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5547
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS
Vivian Meira, Cláudia Madalena Feistauer
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5454
NASCENTES
(MULTI)LETRAMENTO DIGITAL: O SNAPCHAT NO ÂMBITO ESCOLAR
Alan Victor Andrade, Ione Vier Dalinghaus
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5393
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA CULTURA DIGITAL
Antônia Dilamar Araújo, Aline Luna Saboia, Maria Aurea Albuquerque Sousa
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5456
MEMES VIRTUAIS E A PERSPECTIVA FUNCIONALISTA DE TRADUÇÃO: CORPUS COMPARÁVEL DO PAR LINGUÍSTICO PORTUGUÊS<>ESPANHOL
Bruna Camila Trombini Schneider, Maria José Laiño
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5515
O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA ALTERIDADE DOCENTE: A QUESTÃO DA LINGUAGEM E OS MEIOS DIGITAIS
Deysi Maia Clair Kosvoski, Sara Farias da Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5541
O VAIVÉM DAS MEMÓRIAS EM OLHOS D’ÁGUA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
Elen Karla Sousa da Silva, Daniel Conte
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5527
ESCRITA FEMININA E DISCURSO: A DESCOBERTA DE UM SUJEITO EM RACHEL DE QUEIROZ E HELEUSA CÂMARA
Gabriela Machado Silveira, Adriana Maria de Abreu Barbosa
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5421
O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ E A LITERATURA: INCENTIVANDO A LEITURA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS NO ENSINO MÉDIO
Grasiele Silva Amorim, Adriana Carvalho Capuchinho
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5544
O RECONHECIMENTO DO INGLÊS BRASILEIRO COMO VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
UMA ANÁLISE DA NOVA BNCC DO ENSINO MÉDIO
Helen de Sá Cardoso, Diógenes Cândido de Lima
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5514
ETERNA MARIA...
Larissa Silva Alves, Adriana Maria de Abreu Barbosa
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5728
O MUNDO ZOO EM CLARICE LISPECTOR
Lorena Pereira Silva, Maria das Graças Fonseca Andrade
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5707
A SEGUNDA ESPOSA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE "ENCARNAÇÃO", "A SUCESSORA" E "REBECA"
Maria de Lourdes Marcelino da Silva, Altamir Botoso
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5574
A EMERGÊNCIA DO GÊNERO “RESUMO EXPANDIDO” SOB A ÓTICA DA TEORIA DA COMPLEXIDADE
Myrian Cristina Cardoso Costa, João Da Silva Araújo Júnior
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5097
SOBRE A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PRECONCEITOS EM REPRESENTAÇÕES NO GÊNERO REPORTAGEM
Nadia Dolores Fernandes Biavati, Dulcinéa Silva Jerônimo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5579
GÊNEROS DISCURSIVOS PUBLICITÁRIOS E VERBIVOCOVISUALIDADE
SINALIZAÇÕES PARA A LEITURA DE TEXTOS NÃO-VERBAIS
Natália Rodrigues Silva do Nascimento, Leonardo de Oliveira, Marco Antonio Villarta-Neder
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5523
O DISCURSO TELEVISIVO ACERCA DE NEYMAR JÚNIOR E O FUTEBOL BRASILEIRO
Nayla Pereira dos Santos, Cleide Lima Chaves
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5539
ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS PARA A DESCONSTRUÇÃO DO ESTEREÓTIPO DO “LOBO MAU” NA OBRA A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS, DE JON SCIESZKA
Osilene Xavier do Nascimento, Bárbara Olímpia Ramos de Melo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5517
LÉXICO E TERRITÓRIO
Robervânia Lima de Sá, Leicijane da Silva Barros, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5598
ANÁLISE DO USO DA PONTUAÇÃO EM PRODUÇÕES DO ENSINO MÉDIO
Tatiane Cristina Becher, Sanimar Busse
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5738
SEXUALIDADE, SEGURANÇA E DISCIPLINA: CORPO E DISCURSO FÍLMICO EM “REFORMATÓRIO DAS DEPRAVADAS” (1978), DE ODY FRAGA
Tyrone Coutinho Chaves Filho, Nilton Milanez
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5545
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E O ENSINO DE ESPANHOL: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO
FOCUS ON THE CLASSBOOK
Wagner Barros Teixeira, Santiago Javier Galan
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5567
DOI
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Qualis
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual