VIDAS QUE ESCREVEM: PROCESSOS E EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO DE JOVENS POETAS PARTICIPANTES DO SLAM INTERESCOLAR

Autores/as

  • Cirlene Cristina de Sousa Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg)
  • Priscila Lima e Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg)
  • Andrea Lourdes Ribeiro Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5158

Resumen

Este artigo apresenta experiências com a linguagem de jovens poetas participantes do movimento literário cultural slam interescolar – um projeto educacional que envolveu a realização de oficinas de escrita criativa e competições de poesias faladas, entre estudantes da rede pública de ensino da cidade de Belo Horizonte –, percebendo como esses jovens utilizam e dão sentido a sua relação com a linguagem. O estudo enfocou campos de possibilidade entre a arte literária, os processos de letramento sociais e as culturas juvenis, sendo vinculado à Pesquisa de Mestrado desenvolvida na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) nos anos de 2017 e 2019. A análise revelou diferentes percursos linguageiros, nos quais notamos que os encontros e as dinâmicas socializadoras, em diversos espaços e instituições, foram trazendo distintas experiências e processos formativos de letramento. Esses processos permitiram aos jovens pesquisados, colocarem-se como autores de sua própria história ao ressignificarem os usos e significados da linguagem. Nesse cenário, notamos que os/as jovens narraram uma ampliação da relação com a linguagem por meio da arte, da escrita criativa e dos movimentos culturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cirlene Cristina de Sousa, Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Priscila Lima e Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg)

Mestra em Educação e Formação Humana, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Andrea Lourdes Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg)

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Nível IV Grau A da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Publicado

2019-08-25

Cómo citar

Sousa, C. C. de, Silva, P. L. e, & Ribeiro, A. L. (2019). VIDAS QUE ESCREVEM: PROCESSOS E EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO DE JOVENS POETAS PARTICIPANTES DO SLAM INTERESCOLAR. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5158

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados