Análise da declividade da malha cicloviária projetada para Londrina/PR utilizando técnicas de geoprocessamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v5i1.8056

Palavras-chave:

declividade, Londrina, Infraestrutura cicloviária

Resumo

O Programa Bicicleta Brasil, do extinto Ministério das Cidades - Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (BRASIL, 2007) recomenda que inclinações superiores a 5% sejam evitadas pelos ciclistas no deslocamento urbano por se tratar de um transporte movido a esforço físico. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é verificar as condições de declividade da malha cicloviária projetada pelo município de Londrina (IPPUL, 2006;2013;2019;2020) utilizando a estratégia de geração de um Modelo Digital de Elevação (MDE) e operações altimétricas em um software de geoprocessamento aplicados à malha. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que 40,6% da malha proposta contempla uma inclinação abaixo de 5%.

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Biografia do Autor

Matheus Oliveira Martins da Silva, Universidade Estadual de Londrina- UEL- Brasil

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil,

Victor Hugo Martinez , Universidade Estadual de Londrina- UEL- Brasil

Bacharel em  Geografia pela Universidade Estadual de Londrina

Marciel Lohmann , Universidade Estadual de Londrina- UEL- Brasil

Doutor em Geografia na UFPR, professor Adjunto no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. Pesquisador do Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR)   atuou no curso de Pós-graduação em Análise Ambiental da UFPR.

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

SILVA, Matheus Oliveira Martins da; MARTINEZ , Victor Hugo; LOHMANN , Marciel. Análise da declividade da malha cicloviária projetada para Londrina/PR utilizando técnicas de geoprocessamento. Geopauta, [S. l.], v. 5, n. 1, p. e8056, 2021. DOI: 10.22481/rg.v5i1.8056. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/geo/article/view/8056. Acesso em: 9 maio. 2025.