DESIGN E APRENDIZAGEM A PARTIR DA EXPERIÊNCIA: OFICINA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO COM MATERIAIS NATURAIS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5628Palavras-chave:
Cinema de animação, Educação infantil, Materiais naturaisResumo
O artigo apresenta a experiência da oficina de cinema de animação com materiais naturais, dada para crianças de 6 a 8 anos em escola de ensino fundamental – oficina que tem como base metodologias de educação desenvolvidas dentro do campo do Design – metodologias que priorizam a cocriação entre diferentes pessoas, em lugar da criação individual, e a experimentação, em lugar da abstração. Fundamentamos essa metodologia através do pensamento de Ivan Illich, que fala da importância do aprendizado colaborativo, a partir da convivência entre as pessoas, e de Buckminster Fuller, que fala da importância do aprendizado através da experimentação, como alternativa à abstração excessiva. Também trazemos noções de design para a sustentabilidade, ao repensar o uso de materiais na educação. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar, levando em conta a natureza interdisciplinar do Design, envolvendo as áreas da Educação, Artes Plásticas, Cinema, Fotografia, Sustentabilidade. É apresentada a experiência da oficina com base nesses olhares.