ESPAÇO E LETRAMENTO NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A REALIDADE OBSERVADA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6253Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Espaço, LudicidadeResumo
Este artigo é parte de uma pesquisa maior, de abordagem qualitativa, que abrange estudos sobre alfabetização e letramento. O objetivo deste texto é apresentar algumas considerações sobre a forma como os professores do bloco pedagógico, que compreende os três primeiros anos do Ensino Fundamental, vem utilizando o espaço de sala de aula como estratégia para o letramento. O campo empírico do estudo é uma escola pública municipal. Buscamos o embasamento legal para a explicar a organização e o objetivo do bloco de alfabetização e abordamos o letramento como processo em constante desenvolvimento na aprendizagem escolar, de modo especial, nas atividades lúdicas. Ao relacionar as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos com as evidências levantadas a partir da coleta de dados, foi possível perceber divergências entre o que a legislação determina para esta etapa e o que está acontecendo na prática, na escola observada. O trabalho com o letramento realizado em um ambiente propício às interações, dando continuidade a Educação Infantil, marcada pelos processos de aprendizagem a partir das vivências, fica registrado apenas no Projeto Político Pedagógico, mas é pouco observado nas práticas pedagógicas. A repetição toma o lugar das brincadeiras, a diversidade de textos perde espaço para fragmentação de palavras e assim, isso acaba refletindo na pouca exploração do espaço de sala de aula, já que as intervenções pouco promovem momentos lúdicos e de interação.
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