UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961)
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6324Palavras-chave:
Docência, Identidade, Memórias autorreferenciaisResumo
O objetivo do presente artigo é narrar, a partir de um caderno de memórias, a história de vida da professora Maria Mocelini, nascida na Itália em 1878, imigrante e que se dedicou à profissão docente no Rio Grande do Sul como servidora pública estadual, de 1907 a 1939. Aposentada, viveu junto à comunidade das Irmãs Scalabrinianas no Colégio Nossa Senhora de Lourdes em Farroupilha/RS, até seu falecimento. O corpus empírico foi constituído pelo caderno de memórias manuscrito produzido pela professora Maria Mocelini e por outros documentos como narrativa de história oral, jornais, relatórios e fotografias. A metodologia foi a análise documental histórica e a história oral. O aporte teórico foi auferido pela História Cultural e História da Educação. Como resultado, é possível afirmar que a professora “inventou seu cotidiano” na escrita de seu caderno, tematizando a família, a profissão docente e as vivências junto à comunidade das Irmãs Scalabrinianas, deixando assim escritas de si que conformam uma identidade – a de docente pública, dedicada à educação e católica
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