PROCESSOS, PECULIARIDADES E PRÁTICA DOCENTE NA OFERTA EDUCATIVA NO SISTEMA PRISIONAL DO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3466Keywords:
Sistema Prisional amazonense., Reinserção educativa, Leitura, EducaçãoAbstract
A presente pesquisa apresenta os resultados de dois estudos. O primeiro resulta de um TCC em Pedagogia e se debruça sobre as ações e particularidades da prática docente, tomadas com um conjunto de saberes necessários aos desafios que caracterizam o ser professor da educação de jovens e adultos em uma sala de aula do sistema prisional. A segunda pesquisa aborda as políticas linguísticas que envolvem o letramento e o ensino de Língua Portuguesa no contexto prisional amazonense. Desse modo, objetivou analisar as ações que envolvem a leitura e a escrita como propostas políticas de remição de apenados pelos estudos. Teoricamente, centra-se nos preceitos da Política Linguística pensada por Calvet (2007), Orlandi (2007), Teixeira (2014) e nas concepções dos Novos Estudos do Letramento (NEL), apontadas por Kleiman (1995; 2000), Street (2003), Lillis (2003). As duas pesquisas adotaram o paradigma qualitativo de pesquisa, com convergência no uso de documentos institucionais, bem como utilizaram o procedimento técnico da pesquisa bibliográfica. Assim, na primeira pesquisa, as análises apontam a prática educativa como parte de um conjunto de ações definidas pelas autoras com reinserção educativa, enquanto que a segunda aponta que a proposta de remição do sujeito preso, por meio das práticas dominantes de letramento, necessita ir além do pretexto da diminuição de pena, necessita, portanto, de mobilizações políticas e linguísticas que visem a diminuição do viés utilitarista do letramento.
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