CREATION AND VALIDATION OF A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION MONITORING INSTRUMENT
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6423Keywords:
Professional and Technological Education, Egresses, Validation StudiesAbstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar a criação e validação de um instrumento digital de acompanhamento de egressos da educação profissional e tecnológica. Através desta ferramenta pretende-se restabelecer o vínculo entre os profissionais que foram para o mundo do trabalho e as instituições educativas, mediado pelos egressos, afim de contribuir na formação de novos profissionais em consonância com mudanças e reconfigurações do mundo do trabalho. Esse monitoramento é fundamental para avaliação dos cursos, sobretudo para o planejamento de novas ações e reformulação de propostas pedagógicas, objetivando a melhoria da qualidade de ensino. Trata-se de um estudo metodológico, exploratório e descritivo com abordagem quantitativa e bibliográfica. Participaram do estudo 30 juízes profissionais envolvidos com a área de educação, que avaliaram todos os itens do questionário, quanto a sua pertinência, clareza e aparência, utilizando um formulário no Google Forms. Dessa avaliação foi calculado o coeficiente de validação de conteúdo (CVC), com valor CVC=0,82 para todo o instrumento, índice considerado satisfatório. Os resultados são apresentados através de gráficos e tabelas das 7 dimensões que o compõem: 1. Perfil socioeconômico; 2. Dados do curso; 3. Inserção profissional; 4. Mundo do trabalho; 5. Formação profissional; 6. Satisfação profissional e 7. Trajetória educacional. O instrumento possibilita, através da mediação do egresso, avaliar, constantemente, a formação profissional dos discentes, em consonância com as transformações vivenciadas pela sociedade e as novas configurações presentes no mundo do trabalho e suas demandas.
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