DIMENSÕES A SEREM CONSIDERADAS PARA A DISCUSSÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REALIDADE AMAZÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i27.2926Palabras clave:
Palavras Chave: Políticas Públicas. Amazônia. Educação.Resumen
No contexto de uma pesquisa financiada no escopo do Programa de Cooperação Acadêmica – PROCAD e nomeada "As Experiências Pedagógicas das Políticas de Educação Integral na Amazônia: Rede de Pesquisa e Formação Acadêmica" envolvendo três Universidades (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Universidade Federal de Rondônia - UNIR e Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA), este trabalho visa a parte norte do Brasil, em particular a cidade de Santarém, no estado do Pará. Nosso objetivo é problematizar e refletir sobre a relação entre três dimensões: socioeconômica, educacional e ambiental, que, embora apresentadas separadamente, são imbricadas e devem ser consideradas em uma perspectiva dialógica na discussão das políticas educacionais na realidade amazônica. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, de modo que os dados apresentados são oriundos de órgãos públicos nacionais e estaduais. Portanto, a estrutura do artigo possui uma introdução para apresentar a área onde o estudo é conduzido, seguido da exposição dos dados de cada dimensão, terminando com algumas considerações para discutir políticas públicas educacionais na região amazônica.
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