O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-mirim

Autores/as

  • Rosa Maria Aparecida Nechi Verceze
  • Eliziane França Moreira Silvino

Palabras clave:

Construção de conhecimento, Escola pública, Gêneros textuais, Livro didático, Pensamento crítico

Resumen

A pesquisa visa à análise dos livros didáticos utilizados nas Escolas Municipais da cidade de Guajará-Mirim, a partir da perspectiva de Língua como sistema de representação do mundo que está presente em todas as outras áreas do

conhecimento. Embasado nesse pressuposto, procura verificar se o livro didático contém informações e conceitos capazes de conduzirem à aprendizagem para construção de conhecimentos, levando em consideração o conhecimento do aluno ao ingressar na escola e a realidade que o cerca. Trata-se de uma pesquisa empírico-interpretativa através de entrevistas orais e questionários dirigidos a professores. Os resultados mostram que, dos 30 professores entrevistados, 70% deles ainda se mantêm tradicionalistas, utilizando apenas o livro didático como material pedagógico, além de sua prática ter revelado um distanciamento entre a análise dos textos para o ensino da língua e o estudo sistemático da língua. Os exercícios que valorizam a memorização de regras gramaticais ainda abrangem grande número de professores, embora haja professores que procuram realizar um trabalho diversificado. Porém, a problemática verificada é que nossos informantes não conseguem trabalhar com a leitura e produção de textos na diversidade dos gêneros textuais necessários, como também, encontram dificuldades em realizar um trabalho interdisciplinar.

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Publicado

2020-12-11

Cómo citar

VERCEZE, Rosa Maria Aparecida Nechi; SILVINO, Eliziane França Moreira. O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-mirim. Práxis Educacional, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 83–102, 2020. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/562. Acesso em: 14 may. 2025.