DIREITOS E OPORTUNIDADES NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5670

Palabras clave:

Alfabetização Inicial, Aprendizagem da Escrita, Ensino da Escrita

Resumen

O artigo analisa as decisões político-pedagógicas relativas a definição do objeto de ensino no momento da alfabetização inicial e o reconhecimento dos estudantes como cidadãos portadores de conhecimento, como pessoas com o direito de realizar reflexões e transformar conceitos não  convencionais sobre a escrita em situações de ensino. A fim de aprofundar o sentido desses enunciados, a partir de uma perspectiva construtivista, analisa-se textos produzidos por crianças na educação infantil e um registro de interações ocorridas no contexto da sala de aula, em uma situação na qual as crianças são desafiadas a escrever. Interpretar esses processos de construção conceitual nos alunos é central para entender o valor das transformações na escrita infantil e o tipo de problemas que os educadores precisam levantar nas situações de ensino. Por fim, são explicitadas algumas discussões teóricas em torno da perspectiva da consciência fonológica e com contribuições das neurociências.

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Biografía del autor/a

María Claudia Molinari, Universidad Nacional de La Plata - Argentina

Profesora en Ciencias de la Educación, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata, República Argentina. DIE-CINVESTAV- México.

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Publicado

2019-10-01

Cómo citar

MOLINARI, María Claudia. DIREITOS E OPORTUNIDADES NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL. Práxis Educacional, [S. l.], v. 15, n. 35, p. 110–127, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i35.5670. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/5670. Acesso em: 13 may. 2025.