Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam

Autores/as

  • Ângela Maria Gusmão Santos Martins
  • Jucinalva Bastos de Almeida Costa
  • Generosa Sousa Ribeiro

Resumen

Este trabalho trata da utilização de oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação de formadores do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), tomando como referência a avaliação apresentada pelos formadores que participaram desse processo, na Unidade Formadora Faculdade Maria Milza (Famam). Para que se analisasse a oficina como instrumento pedagógico de formação, foi aplicado um questionário aberto, com 15 (quinze) questões, a 14 profissionais codificados pelas letras do alfabeto (de A até O). Foram três as dimensões encontradas, nas falas dos (as) entrevistados (as), sobre a importância da oficina pedagógica como dispositivo de formação: a) promove a participação e a criatividade; b) permite a construção do processo ensino/aprendizagem de forma dinâmica, efetiva e prazerosa; c) caracteriza-se por ser uma prática contextualizada, aberta e facilitadora da compreensão de diversas atividades. Os formadores indicaram que a oficina pedagógica é um importante dispositivo para dinamização da prática de ensino/aprendizagem, pois, segundo eles, ela estimula a criatividade e a participação coletiva. A oficina pedagógica é considerada ainda por eles, como um dispositivo que permite a relação teoria/prática de forma a promover aprendizagens contínuas e contextualizadas. 

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Cómo citar

GUSMÃO SANTOS MARTINS, Ângela Maria; DE ALMEIDA COSTA, Jucinalva Bastos; RIBEIRO, Generosa Sousa. Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam. Práxis Educacional, [S. l.], v. 7, n. 11, p. 221–236, 2012. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/675. Acesso em: 14 may. 2025.

Número

Sección

Relatos de Experiências