O surgimento da educação infantil na história das políticas públicas para a criança no brasil

Autores

  • Carmem Virgínia Moraes da Silva
  • Rosângela Francischini

Palavras-chave:

Criança, Educação Infantil, Políticas Públicas

Resumo

Este trabalho tem a finalidade de refletir a respeito da história da assistência para a criança no Brasil, com ênfase no surgimento das políticas públicas para a Educação Infantil. Optamos pelos métodos compreensivos e históricos, cujo objetivo consiste em colocar em evidência determinados acontecimentos e posicionamentos diante deles, considerando que o passado tem forte influência sobre os fenômenos atuais. O percurso histórico foi possível pela realização de análise de textos e análise documental, desde o século XVI, quando não havia uma atenção especial para a criança nos primeiros anos de vida, até o momento atual em que temos uma legislação considerada avançada, que norteia as práticas relacionadas à educação dessas crianças. Consideramos que, apesar do avanço nas discussões sobre a Educação Infantil, muito precisa ser feito para diminuir a distância entre a legislação e a realidade.

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Como Citar

MORAES DA SILVA, Carmem Virgínia; FRANCISCHINI, Rosângela. O surgimento da educação infantil na história das políticas públicas para a criança no brasil. Práxis Educacional, [S. l.], v. 8, n. 12, p. 257–276, 2012. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/699. Acesso em: 14 maio. 2025.